Durante a manhã desta quarta-feira (10.12) a empresa Monsanto lançou oficialmente para a imprensa a campanha “Na Mesa com a Monsanto”. O evento foi marcado com o lançamento de uma ferramenta de comunicação global, descubra a Monsanto, para aproximar o agricultor e o público em geral com a empresa. O objetivo é aproximar a empresa com o agricultor e o público geral, levando informações com transparência e responsabilidade.
A Empresa que conta com quase 22.000 funcionários no mundo, dedicados em fazer que alimentos saudáveis e nutritivos possam ser produzidos, está no Brasil desde 1963 e conta com o trabalho de mais de 2.700 pessoas, em 40 unidades e 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A Monsanto busca ajudar os agricultores a produzir alimentos nutritivos e abundantes, de forma sustentável, pensando de forma integrada em como o alimento é cultivado, para que os agricultores tenham as ferramentas necessárias para extrair o máximo de cada hectare e cada colheita – e para que você tenha à disposição alimentos seguros e a preços acessíveis.
Em um almoço oferecido para os jornalistas, com alimentos produzidos através das sementes Semins, divisão de hortaliças da Monsanto, teve como objetivo literal de uma conversa “na mesa com a Monsanto”, contou com a participação da Diretora de Assuntos Corporativos, Maria Claudia Souza, o CEO Brasil da Monsanto Rodrigo Santos e do Gerente de negócios em Hortaliças Fernando Guimarães.
De acordo com a diretora de assuntos corporativos, Maria Cláudia Souza, é um movimento global pra que a Monsanto se abra mais para a sociedade é um novo momento para a empresa. “Quando falamos em transgênicos atualmente, lembramos da Monsanto, no entanto nosso objetivo hoje é fazer como a biotecnologia, que traz benefícios para a mesa das pessoas”, ressaltou a Diretora.
Para o presidente da Monsanto do Brasil, Rodrigo Santos, o grande desafio é dobrar a produção de alimentos para atender a demanda de consumo de forma sustentável. “O Brasil é uma potencia Agrícola, porém apresenta duas realidades dentro e fora da fazenda. Dentro somos muito competitivos, já fora temos a questão de logística e escoamento de grãos que ainda demanda um alto custo de produção com as melhorias previstas para elevar a competitividade e reduzir os custos”, afirmou o Presidente.
O gerente de negócios em Hortaliças da Monsanto, Fernando Guimarães, explica que a Monsanto atua através de duas marcas para melhorar o fornecimento de expertise específico para culturas de campo aberto e cultivo protegido focando unicamente em produtos protegidos para estufas não aquecidas e de campo aberto. As sementes de hortaliças Seminis proporcionam aos produtores uma liberdade e potencial de crescimento excepcionais – a liberdade de produzir as melhores colheitas, a liberdade de desenvolver seus negócios e a liberdade de construir o futuro. Com o uso de técnicas de melhoramento genético de plantas, a Seminis, marca de sementes de hortaliças da Monsanto, desenvolve produtos híbridos que oferecem alto potencial produtivo, melhor qualidade, uniformidade, sabor e nutrição, assim como melhor resistência a pragas, melhorando a produção em condições ambientais adversas.
No mercado brasileiro, a Seminis oferece 18 espécies de hortaliças – legumes, verduras, fruta e grãos – e cerca de 130 variedades, com foco em alface, abobrinha, brócolis, cenoura, cebola, couve-flor, melancia, melão, pepino, pimentão, tomate e milho doce. Segundo o Gerente, ps pesquisadores não se limitam apenas a atividades dentro das estações, mas mantêm um forte programa de testes e visitas a produtores rurais de diversas regiões do País. Uma forma fundamental de fornecer conhecimento e soluções locais para necessidades individuais, apoiadas por uma rede inigualável de recursos globais.
A agricultura no mundo tem um valor fundamental e sabe-se que o grande desafio é dobrar a produção de alimentos para atender a demanda de consumo, com isso a Monsanto busca de forma global, novas estratégias de comunicação para o próximo ano, e o evento permitiu aos participantes conhecer o novo canal de comunicação da empresa. O grande engajamento da empresa é de forma ativa enfrentar o grande desafio de alimentar mais de nove milhões de pessoas que são previstas para o ano de 2050 aplicando o desenvolvimento da agricultura com alta tecnologia e sustentabilidade.
Durante o evento também foram respondidas as perguntas mais frequentes com o intuito de desmitificar a ferramenta e também abordou os assuntos relacionados a sustentabilidade e cuidados com o planeta.