Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Capacitando o produtor

Assuvap, Coosuiponte e Agroceres PIC promovem curso de "Manejo de Machos Reprodutores e Laboratório de Inseminação Artificial".

A Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), em parceria com a empresa Agroceres PIC, deram, em 16 de junho, continuidade ao Programa de mini-cursos para Gerentes de Granja e Chefes de Setor.

O programa que tem como objetivo colaborar na qualificação e tecnificação da mão-de-obra das granjas e prestar um serviço ao suinocultor e ao fornecedor, atingindo com a conclusão do quarto módulo a marca de 250 profissionais capacitados em 2010. Desde que foram criados, em 2009, os mini-cursos já capacitaram quase 600 profissionais de diversos setores das granjas de associados e cooperados das entidades.

O quarto módulo aconteceu no Auditório do Sindicato Rural e abordou o tema “Manejo de Machos Reprodutores e Laboratório de Inseminação Artificial”, com ênfase em:
• Central de inseminação machos;

• Procedimentos de I.A;
• Problemas comuns de gestação;
• Manejo de alimentação e controle de escore corporal;
• Nutrição de reprodutores;
• Parâmetro de descartes;

O curso foi ministrado pelo gerente de Desenvolvimento de Negócios da Agroceres Pic, Sandro Cardoso de Moura, pelo diretor-executivo da Bretanha, Pedro Ivo de Quadros Filho e pelos consultores técnicos-comerciais da Agroceres Pic, Marcelo Benhame Cardoso e Pedro Diniz Mosqueira.

Os palestrantes trabalharam o conteúdo de forma didática, provocando discussões e sugestões para correção e readaptação de alguns procedimentos. “A Assuvap e a Coosuiponte estão de parabéns pela iniciativa dos mini-cursos. Para nós da Agroceres PIC, foi uma satisfação participar do curso. Nossa participação nesse treinamento de manejo de reprodutores vem somar ao trabalho que, tanto nossa empresa quanto Assuvap, está realizando junto ao suinocultor”, pontua Marcelo Benhame Cardoso.

Durante o curso os participantes respondem a uma ficha de avaliação, na qual expõem o que acharam dos conteúdos do curso, dos palestrantes e da estrutura (acomodação, localização, etc). As fichas são analisadas e seus resultados tabulados para que possíveis falhas sejam corrigidas e os acertos mantidos. Com isso a Assuvap/Coosuiponte visa oferecer todas as condições para uma melhor capacitação do colaborador, contribuindo assim para a tecnicficação do setor suinícola no Vale do Piranga.