Produtores de Braço do Norte (SC) participaram no dia 19 de junho do ‘Encontro Ceva de Doenças Respiratórias em Suínos’, que promoveu o debate sobre os principais enfermidades que afetam a criação no país.
Durante o encontro, que reuniu cerca de 60 produtores, foram realizadas duas palestras que abordaram os temas ‘Diagnóstico e controle de doenças do Complexo Respiratório dos suínos’ e ‘Como usar a vacinação contra a Pleuropneumonia suína gerando lucros’.
A primeira palestra, ministrada por Dr. Marcos Morés, da Embrapa – Concórdia (SC), tratou das principais doenças que atacam o sistema respiratório dos animais, como agem, suas causas e principais tratamentos.
Fábio Málaga, médico veterinário da Ceva na região Sul, apresentou a Coglapix, primeira vacina da família Ceva no Brasil que traz consigo o equilíbrio entre eficácia e a menor reação pós-vacinal. “A vacina possui uma formulação única que permite proteção contra todos os diferentes sorotipos do Actinobacillus pleuropneumoniae (APP), agente causador da Pleuropneumonia Suína, uma das principais doenças respiratórias da espécie. Em comparação com vacinas contra APP disponíveis no mercado, a Coglapix destaca-se pela baixa reatividade, que se traduz em conforto para os animais que não perdem produtividade causada pela dor da reação inflamatória”, explica Málaga.
Após as palestras, houve um debate onde os produtores puderam expor suas dúvidas e questionamentos para os apresentadores. A Ceva tem aumentado seus investimentos em suinocultura e já prepara um novo lançamento para o segundo semestre. Segundo Cherlla Romeiro, gerente de negócios de suínos da Ceva, a empresa está se reestruturando e planeja uma maior atuação no segmento, baseando-se em serviços e produtos diferenciados.