A combinação da Novozymes e da Chr. Hansen foi concluída com sucesso, dando origem à Novonesis, uma empresa líder mundial em biossoluções. Com uma equipe de 10.000 pessoas em todo o mundo e experiência em mais de 30 setores diferentes, a Novonesis está posicionada para oferecer soluções inovadoras que promovem melhores negócios, vidas mais saudáveis e um planeta mais sustentável.
A fusão entre a Novozymes e a Chr. Hansen foi formalizada em 12 de dezembro de 2022, após todas as aprovações e registros regulatórios necessários. A combinação das duas empresas cria um parceiro líder global em biossoluções, com receita anual estimada em 3,7 bilhões de euros e uma ampla caixa de ferramentas biológicas para atender a diversos mercados.
Ester Baiget, presidente e CEO da Novonesis, destaca que a empresa está pronta para liderar uma nova era de biossoluções, inovando e desenvolvendo soluções transformadoras que impactam positivamente a forma como produzimos, consumimos e vivemos. A Novonesis terá metade de seu portfólio focado em possibilitar vidas mais saudáveis e produzir alimentos melhores, enquanto a outra metade se concentrará na redução do uso de produtos químicos e na busca por práticas neutras para o clima.
A empresa também estabeleceu ambições financeiras e de sustentabilidade. Espera-se um crescimento de receita orgânica de 6-8% até 2025, com uma margem EBIT esperada de 29% no mesmo período. Além disso, a Novonesis tem como objetivo alcançar neutralidade em carbono até 2050 e reduzir suas emissões absolutas de CO2 em 75% até 2030.
A Novonesis operará uma rede global de centros de P&D e aplicação, além de plantas produtivas, e empregará cerca de 10 mil funcionários. A empresa planeja sediar um Dia do Mercado de Capitais em Londres em 18 de junho de 2024, focado na integração, sinergias, finanças e no poder da plataforma tecnológica combinada.