A compatibilidade entre a produção de biocombustíveis e a de alimentos será discutida na segunda edição do Ethanol Summit, entre os dias 1º e 3 de junho, em São Paulo/SP. A realidade brasileira como importante produtor mundial de alimentos e de combustíveis renováveis será abordada pelo diretor de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Alexandre Strapasson.
O diretor vai reafirmar a posição brasileira de que a produção de biocombustíveis no País não compromete a de alimentos, durante o painel na manhã de quarta-feira (3). “O Brasil tem uma situação de energia e alimentos e não de energia versus alimentos”, ressalta. Atualmente, a área ocupada com o plantio de grãos no País é de quase 48 milhões de hectares e a de cana-de-açúcar, de 7,7 milhões de hectares.
Evento – O Ethanol Summit 2009 é promovido pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única) e terá a participação de autoridades governamentais, parlamentares e especialistas do setor sucroalcooleiro. Dentre os temas da pauta estão a sustentabilidade da produção de biocombustíveis, certificação, novos usos para cana-de-açúcar, tecnologia flex fuel e acesso a mercados.
O secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, Manoel Bertone, participará do encerramento do encontro, na quarta-feira, à tarde.