Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Das biomassas residuais à energia limpa

<p>Vomm comemora 40 anos este ano com equipamentos de qualidade e tecnologias ambientalmente corretas.</p>

A Vomm Equipamentos e Processos de São Paulo, que este ano festeja os 40 anos de fundação, gerencia os processos térmicos de secagem para diversos setores industriais: alimentício, químico, farmacêutico, agro-alimentício e sobretudo, nos últimos 20 anos, em âmbito ambiental. “A nossa história é a nossa força”, explica o Diretor Marco Vezzani.

“O constante aperfeiçoamento da Turbo Tecnologia, permitiu ampliar nosso raio de ação, tratando desde  lodos  de estações de Tratamento de Efluentes civis até industriais, para transformá-las em co produtos que podem ser utilizados na própria cadeia de produção, ou como matriz energética”, continua Vezzani.

A atividade industrial e da sociedade civil, de fato, exigem a utilização de tecnologias avançadas e de impacto ambiental nulo. O Turbo-Dryer Ecologist da Vomm seca, estabiliza e higieniza as lamas, os lodos e as borras de forma geral, minimizando a maioria dos problemas de destino destes resíduos. “Nossas ações no Brasil e no exterior, permitem a utilização de energias limpas, mas sobretudo estamos desenvolvendo soluções para intervir no campo das energias renováveis e das biomassas para uso energético – o chamado Waste to Energy”, explica o diretor da Vomm.

Os equipamentos da Vomm estão há anos presentes na maioria das cidades da Europa, no Leste Europeu, Países Árabes, Américas e Ásia. Como exemplo recente, em Pequim foi feito um acordo com a municipalidade e a maior empresa cimenteira da Cidade, dando vida a um círculo energético virtuoso: os equipamentos da VOMM, que processam 500 toneladas de lodo da ETE ao dia, são aquecidos por energia térmica residual do forno cimenteiro, para a conversão dos lodos em fonte energética para o próprio forno cimenteiro e reduzindo assim a emissão geral de gases efeito estufa.

A potencialidade da Turbo-TecnologiaTM VOomm é aplicada também à fração orgânica do lixo, para criar uma importante alternativa ao composto ou despejo tal e qual. O procedimento de base é o mesmo; são secos os co-produtos e transformados em biomassa, com a vantagem de se permitir a estocagem em embalagens codificadas, o que facilita seu rastreamento e destinação final.

A Vomm possui uma forte vocação a internacionalização; está presente desde 1977 no Brasil com uma filial de produção, mas graças a uma extensa rede de agencias, também em toda a América do Sul, Leste Europeu, Ásia. Garantindo assim soluções especificas de projeto, construção, atendimento a requisitos locais e gestão garantida dos próprios equipamentos.

“Forte pelos resultados obtidos, estamos expandindo a utilização da Turbo Tecnologia para  a maioria dos desafios impostos pelo desenvolvimento e sua sustentabilidade, garantindo um aperfeiçoamento constante para os próximos 40 anos”, diz Vezzani.