Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Derovo busca liderança ibérica

<p>A empresa de produtos derivados do ovo de Portugal investe 21 milhões de euros para expandir exportações para Europa.</p>

A Derovo – Derivados de Ovos já tem licença de abertura, emitida pela Junta de Mieres, nas Astúrias, em Portugal, para começar sua nova produção na unidade fabril em Espanha, a Ovo Foods, disse ao Diário Económico Amândio Santos, administrador da empresa de Pombal.

A Ovo Foods foi comprada no passado dia 23 de Janeiro, pelo grupo espanhol Induovo – que estava em sérias dificuldades financeiras -, ficando com a Derovo 75% do capital e 25% nas mãos da Sadim, uma capital de risco do Governo das Astúrias.

“Estamos prontos para alavancar a produção de ovo em pó, líquido e cozido”, garante Amândio Santos, salientando que este foi um investimento de 21 milhões de euros, tendo a Ovo Foods uma “capacidade de processamento de ovos três vezes superior à unidade produtiva de Pombal, que processa 20 mil toneladas de ovos por ano”. A unidade espanhola vai empregar 60 pessoas e a sua produção destina-se ao mercado espanhol e ao resto da Europa. A empresa está instalada no polo industrial de Baiña, perto de Oviedo, e conta com uma planta industrial de onze mil metros quadrados.

O gestor destacou que a compra da Ovo Foods “em nada vai alterar, ou reduzir, o plano de investimentos definido para a fábrica de Pombal”, que está em fase de renovação do pátio de máquinas para expandir o seu segmento de mercado.

Avançar para o consumidor final – Conquistar a liderança ibérica é a meta da Derovo. A fornecedora da indústria e do canal Horeca (hotelaria, restaurantes e cafetaria) detém 18% da cota do mercado ibérico, mas o objetivo é chegar aos 40%. A empresa dirigida por Amândio Santos não tem concorrência em Portugal, mas no país vizinho há 20 empresas que operam neste setor.

O próximo passo da Derovo é dirigido ao consumidor final, ainda este ano, com embalagens de ovos cozidos, com abertura fácil. No próximo ano alargará a oferta de produtos na fileira do ovo nos supermercados portugueses e espanhóis.