A suinocultura brasileira está em alerta com o crescimento dos casos de Diarreia Epidêmica Suína (PEDv) no mundo, em especial nas Américas. Com isso, ações para evitar a entrada da doença no Brasil estão em andamento. Além disso, medidas de prevenção são divulgadas para produtores, a fim de manter o plantel suíno seguro. Uma dessas medidas inclui a utilização de desinfetantes adequados nos estabelecimentos produtores. A mote foi apresentada ontem (21/07) em evento promovido pela empresa Polysell, em conjunto com a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), em Campinas (SP).
De acordo com Vanderson Camilo, diretor Comercial e de Marketing da Polysell, a limpeza adequada de granjas e a utilização de vacinas nos planteis devem ser complementares na hora de prevenir o registro de doenças, entre elas, a PEDv. “Toda granja deve manter um programa sólido de biosseguridade para evitar a entrada de enfermidades. Isolamento adequado, controle de tráfego, quarentena, medicação/vacinação, autorias, planos de contingência são fatores essenciais na elaboração deste plano. Outro item de suma importância trata da limpeza e desinfecção do estabelecimento”, explica Camilo. “Os desinfetantes devem atuar em conjunto de vacinas contra enfermidades em suínos. Uma vez que a vacina protege o suíno ‘internamente” e a limpeza e desinfecção adequada protege o animal ‘por fora’, no ambiente em que vive”.
No vídeo exclusivo, abaixo, Camilo fala mais sobre o evento e sobre limpeza e desinfecção de granjas. Confira!
Camilo salientou durante sua apresentação que a Polysell possui uma gama de produtos para a limpeza de granjas. Todos eles com agentes comprovadamente eficazes na inativação do PEDv, agindo em até quatro semanas após sua aplicação, com formulação e ativos que oferecem a melhor performance na presença de matérias orgânica no estabelecimento.