O Instituto Ovos Brasil e a Novus Internacional vão promover o Dia Internacional do Ovo em 10 Estados brasileiros no dia 14 de outubro. O objetivo é divulgar os benefícios deste alimento entre os consumidores finais, profissionais da saúde, jovens, formadores de opinião e incentivar o consumo de ovos através de uma grande campanha de mídia, envolvendo programas de televisão, jornais impressos de circulação nacional, revistas, rádios e redes sociais.
Aumentar o consumo per capita de ovos é hoje um dos principais desafios da cadeia produtiva, destacou o médico veterinário e diretor executivo do Instituto Ovos Brasil, José Roberto Bottura. “Nossa meta é aumentar o consumo de 145 ovos por pessoa em 2011 para 208 ovos per capita, o que significa quatro ovos por semana, em futuro próximo. Este aumento contribui não só com a cadeia produtiva, como também melhora a nutrição do brasileiro. Por isso, convidamos os profissionais da cadeia produtiva para participar desta celebração conosco”, afirmou o especialista.
Ele destaca a importância da participação de pessoas, empresas e associações neste evento. “O sucesso depende do envolvimento de pessoas e empresas do setor neste projeto. Aproveito a oportunidade para convidar representantes de todos os elos da cadeia produtiva para participar. Os interessados podem entrar em contato com o Instituto Ovos Brasil ou com a Novus”.
“O ovo é o alimento mais completo que existe para o ser humano depois do leite materno, é uma excelente fonte de proteína com baixo teor calórico, barata e que pode ser sofisticada sim. Por isso, nós, do Instituto Ovos Brasil, trabalhamos a imagem do ovo junto aos consumidores finais com divulgação de receitas sofisticadas e informações nutricionais sobre este alimento. Já conseguimos avançar em muitos pontos importantes. Um exemplo é que hoje podemos dizer que tiramos o ovo das páginas “policiais”, quando antigamente só se divulgava notícias ruins, para as páginas “sociais”, com maior espaço na mídia para o ovo e também notícias sobre os benefícios deste alimento”, reforçou Bottura.
Dia Internacional do Ovo
O Dia Internacional do Ovo foi criado pelo International Egg Commission, que considera o alimento perfeito para qualquer refeição. Comemorado sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro, o Dia do Ovo é celebrado em todo o mundo para divulgar a todos, de consumidores a jornalistas e profissionais da saúde, as grandes vantagens deste alimento. “Desde seu início em 1996, o Dia Mundial do Ovo tem crescido e a sua influência tem se espalhado por todo o mundo. Hoje é celebrado com eventos especiais em um número cada vez maior de países, desde as Américas até a Mongólia, da Austrália à China e por toda a Europa”, disse Bottura.
No Brasil, este dia será celebrado com Festivais Gastronômicos nas principais capitais do país, realização de receitas especiais com ovos em programas de televisão, eventos infantis e campanhas de mídias nacionais, declarou o gerente de marketing da Novus do Brasil e membro da comissão organizadora do evento, David Moreno. “Vamos contribuir com estas celebrações do Dia do Ovo em mais de 12 países neste ano. O objetivo é apoiar o setor de postura. Aqui no Brasil, acreditamos que a sociedade tem muito a ganhar com maior consumo desta fonte de proteína tão nutritiva e saudável. Além de ser um ingrediente importante na culinária, os ovos têm nutrientes capazes de melhorar a qualidade de vida de mulheres grávidas, crianças, idosos, atletas e a sociedade em geral”, destacou Moreno.
Estas celebrações do Dia do Ovo são importantes para divulgar os benefícios deste alimento, disse o Presidente do Conselho do Instituto Ovos Brasil, Rogério Belzer. “Nestes três anos da entidade já conseguimos mudar bastante a imagem do ovo. O público tinha uma imagem muito negativa até três anos atrás. Hoje já observamos uma mudança importante neste quadro: o ovo tem sido divulgado como um alimento saudável e nutritivo, além da divulgação do seu uso em receitas mais sofisticadas. Por tudo isso, essas celebrações acontecem em momento muito oportuno”.