Foi no ano de 1975 que agricultor Nelson Guidoni transformou sua paixão por suínos em benefício para os produtores. Através da amizade com o italiano Luide Di Benedeti, conhecedor profundo da suinocultura europeia, e com o proprietário da empresa Tortuga e do Sítio Inga, Fabiano Fabinni, que possuía uma genética de excelente qualidade, com animais importados, Guidoni passou a ter interesse para a venda de reprodutores, e consequentemente pelo melhoramento genético, que resultou na fundação da Granja Peru de Suínos.
Localizada na cidade de Arapongas, no Paraná, a empresa já tradicional no mercado, conta 38 anos de qualidade na produção de fêmeas puras (avós), reprodutores puros (avôs), fêmeas F1, de várias raças e linhagens de reprodutores e terminadores. “O Brasil era carente de genética melhorada. Desde que foi fundada, a Granja teve o interesse voltado para a venda de reprodutores. Na época da fundação, juntamente com a APS [Associação Paranaense de Suinocultores] e outros produtores de genética do Paraná, houve a importação de animais de variadas raças e linhagens”, conta o gerente técnico Rosalvo Campideli.
Hoje a Granja Peru produz cevados com alto potencial e disposição de carne magra, carcaças com mais músculos e menos gordura, os chamados suínos light. Os reprodutores e matrizes da Granja Peru se destacam pela produção de descendente com excelentes taxas de crescimento, proporcionando melhor rendimento em cortes nobres. “Atualmente, a Granja Peru de Suínos, em parceria com a Embrapa Suínos de Concórdia (SC), importa sêmen congelado, usados para elevar a qualidade de nossos animais”, explica Campideli.
Com uma equipe técnica especializada, experientes veterinários asseguram o bem-estar dos animais garantindo a melhor qualidade nos trabalhos. No local também são feitos diagnósticos laboratoriais, serviço de patologia clínica e antibiogramas. “Temos modernos procedimentos de diagnóstico nos melhores laboratórios nacionais. Também desenvolvemos atividades de prevenção como programas de vacinação, desinfecção de veículos e máquinas, registros genealógico. Programas que garantiram a Granja a certificação GRSC do Ministério da Agricultura”, orgulha-se o representante.
Principais linhagens
A Granja Peru de Suínos oferece as principais raças “puro sangue” existentes no Brasil. São elas: Landraçe, Largue White, Duroc e Pietrain. “Dentro dessas raças oferecemos variadas linhagens de animais linha fêmea, linha macho, matrizes, reprodutores, machos puros e terminadores”, explica o especialista.
Para o melhor desempenho e desenvolvimento, os cruzamentos são feitos de acordo com projetos elaborados por geneticistas, veterinários e a equipe que controla todos os dados. “Nossos produtos se destacam no mercado pela excepcional qualidade dos nossos animais. São animais com características exigidas pelo mercado mundial com alta taxa de concepção e fertilidade das matrizes, alta prolificidade, com excelente qualidade e quantidade de leitões desmamados, ganho de peso, conversão alimentar, rendimento de carcaça, com o mínimo de teor de gordura e alta rusticidade”, elucida.
A Granja Peru de Suínos atende todos os suinocultores do Brasil, do pequeno ao grande produtor. “Possuímos frota com caminhões apropriados, colaboradores treinados para atender todo o território nacional. Nossas modernas instalações abrigam, atualmente, 550 matrizes, um equipe altamente treinada, com cerca de 20 colaboradores que trabalham diretamente com muita dedicação na lida com os animais”, concluí Campideli. Outras informações podem ser encontradas através do site www.suinosgranjaperu.com.