Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

DuPont e Dow AgroSciences licenciam herbicidas

<p>Novos genes possibilitam aos produtores soluções mais efetivas para o controle de plantas daninhas.</p>

DuPont e Dow AgroSciences, uma subsidiaria da Dow Chemical Company, anunciaram um acordo comercial de licenciamento de genes que irá permitir que as duas empresas forneçam novas opções de cultivares de soja tolerantes a herbicidas para os produtores na próxima década.

Sob este acordo, a Dow AgroSciences licencia sem direitos de exclusividade a tecnologia para o desenvolvimento de cultivares de soja tolerantes a herbicidas à Pioneer, empresa do grupo DuPont. Por outro lado, a Pioneer licencia também sem direitos de exclusividade a tecnologia Optimum® GAT® para a soja, para a empresa Dow AgroSciences. As duas empresas conferiram uma à outra o direito de combinação de eventos adicionais com as suas respectivas tecnologias. Os detalhes financeiros do acordo não foram mencionados.

“Este acordo nos dá uma nova opção para o controle de plantas daninhas que ajudará nossos clientes a resolver seus problemas de acordo com suas necessidades individuais”, disse Paul E. Schickler, presidente da Pioneer. “Ser capaz de oferecer aos produtores soluções específicas para o controle de plantas daninhas é parte chave de nossa estratégia do Produto Certo no Local Certo”.

A Dow AgroSciences espera submeter as informações para registro desta tecnologia de tolerância a herbicidas às agências regulatórias dos EUA ainda este ano. A Dow AgroSciences acredita que poderá iniciar a comercialização dessa tecnologia na América do Norte no início da próxima década dependendo das autorizações dos órgãos regulatórios.

“Nós estamos entusiasmados com os resultados dos investimentos que fizemos na próxima geração de tecnologias para a soja”, afirmou Antonio Galindez, presidente e CEO da Dow AgroSciences. “Nossa nova tecnologia de eventos tolerantes a herbicidas, em associação com outros importantes sistemas de controle de plantas daninhas, oferece aos produtores mais opções, flexibilidade insuperável, conveniência e valor que contribuem para a obtenção de resultados superiores.”

A nova tecnologia de tolerância a herbicidas permite que os produtores continuem a gerenciar a propriedade da maneira que preferirem, mas com maior capacidade de controle de plantas daninhas e melhores resultados. Este sistema foi desenvolvido para fornecer um excelente controle de plantas daninhas resistentes ao glifosato e outras plantas daninhas de folha larga de difícil controle.

Enquanto aguarda as aprovações regulatórias para essa nova tecnologia de tolerância a herbicidas, a Dow AgroSciences está desenvolvendo novas e melhores solucoes, baseadas no comprovado, e conhecido acido 2,4-diclorofenoxiacetico (2,4-D) que os produtores já conhecem e utilizam com sucesso por mais de 60 anos.

Quando colocados juntos na mesma planta, a tecnologia Optimum® GAT® da Pioneer e a nova tecnologia de tolerância a herbicidas desenvolvida pela Dow AgroSciences irão produzir cultivares de soja tolerantes aos herbicidas 2,4-D, glifosato e herbicidas inibidores da síntese de ALS.

A tecnologia Optimum® GAT® da Pioneer confere tolerância ao glifosato e aos herbicidas inibidores da síntese de ALS. A soja com a tecnologia Optimum® GAT® já recebeu as aprovações regulatórias nos Estados Unidos e a empresa acredita que será possível a introdução desta nova tecnologia nos principais paises importadores para o ano de 2011, dependendo das aprovações regulatórias.