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EMPRESAS

Elanco mira mercado brasileiro de aquacultura

Empresa comercializa nacionalmente duas soluções para camarão e tilápia e planeja o terceiro lançamento

Elanco mira mercado brasileiro de aquacultura

A Elanco Saúde Animal busca expandir sua atuação no mercado nacional da aquacultura, com focos na piscicultura e carcinicultura. A Elanco atua
fortemente nos países onde há o cultivo de salmão, liderando a oferta de vacinas de alta tecnologia, por exemplo. Para o Brasil, a estratégia é adaptar o portfólio de aquacultura tropical, oriundo da aquisição da Bayer Animal Health, para os mercados de tilápia e camarão.

“Temos duas soluções validadas em uso no Brasil: o Pond Plus, para a criação de tilápia e camarão, e o Pond DTOX, para o camarão. Ambos são biorremediadores compostos por uma seleção de bactérias que melhoram o ambiente de tanques escavados, por meio da degradação de matéria orgânica e eliminação do gás sulfídrico, o que também contribui para o bem-estar dos animais. Além disso, em breve lançaremos uma terceira solução, voltada à melhoria do metabolismo das duas espécies”, diz Pedro Sbardella, gerente de marketing de Monogástricos Brasil da Elanco. 

Pedro explica que a Elanco vem ampliando seus canais de revenda e validando novos distribuidores para além do Nordeste, região que tradicionalmente concentra o maior mercado do camarão. No caso da tilápia, a empresa dialoga com cooperativas produtores que utilizam tanques escavados para o cultivo de juvenis e
adultos.

“Temos acompanhado de perto cooperativas que trabalham com suínos e aves integrando a produção da tilápia em viveiros ou tanques escavados, em um processo de diversificação que acreditamos que deva crescer bastante nos próximos anos em todo o país”, diz Pedro. Segundo ele, revenda, cooperativas e rede de distribuição são canais muito importantes para a estratégia.

Proteína saudável e bem-estar animal

A carne de peixe vem sendo cada vez mais procurada pelo consumidor brasileiro. Um levantamento feito pelo Instituto Axxus, em parceria com a Peixe BR (Associação Brasileira de Piscicultura) entre os meses de abril e maio de 2022, com mais de 4 mil brasileiros de todas as regiões do país, mostrou que 76,9% dos participantes consomem a carne de tilápia, e boa parte deles comeria mais.

“É um mercado em expansão, e a Elanco sabe e está atenta a isso, mas sem esquecer da sustentabilidade. Nossas soluções prezam pelo bem-estar das espécies, uma premissa que é parte do DNA da empresa e integra nossas metas em responsabilidade social globalmente. Nossas soluções Pond Plus e Pond DTOX favorecem uma criação mais sustentável”, diz Pedro.

Segundo o executivo, a expectativa da empresa para a venda dos produtos e para o lançamento no futuro próximo é muito positiva. “A ideia é aumentar a oferta de soluções e contribuir para o aumento das produtividades dos cultivos, otimizando recursos de forma sustentável”.