Nesta quarta-feira (16/03), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos realizou um encontro inédito para a cadeia da suinocultura em Brasília (DF). O “Encontro Perspectivas de Mercados e Oportunidades para a Suinocultura” discutiu entre as lideranças do setor temas de relevância e grande impacto no desenvolvimento da atividade. Em parceria com o Mapa, Sebrae, CNA e Embrapa, a entidade também fez o lançamento da série inédita de cartilhas com o tem bem-estar animal estabelecendo os procedimentos metodológicos das principais rotinas nos diferentes setores da granja.
Durante o Encontro foram definidas as diretrizes para 2016 e debatidas as dificuldades e principais soluções para os entraves que marcarão o setor neste ano. A programação contou com as palestras “Cenário Econômico do Agronegócio”, com o professor da USP Marcos Fava; “Perspectivas do Mercado do Milho em 2016”, ministrada pelo secretário de Políticas Agrícolas do Mapa, André Nassar; “Suinocultura e Sustentabilidade”, apresentada pela chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella; e “Bem-Estar Animal: Boas Práticas da Granja à Indústria”, do médico veterinário, Iuri Pinheiro.
Uma das palestras mais aguardadas do evento, “Perspectivas do Mercado de Milho em 2016”, apresentada pelo secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), André Nassar, trouxe as principais informações sobre produção, preço e comercialização do grão. “Sabemos do atual contexto de mercado que vivemos, com os elevados preços do milho, mas o governo está preocupado com a situação. Defendo que o governo adeque ferramentas que permitam garantir a renda do produtor de milho, mas que também opere de forma positiva no abastecimento interno. A expectativa é que logo aumentemos a oferta de milho balcão, dando mais fôlego para os produtores”, elucidou.
Cartilhas de bem-estar animal
O Encontro Perspectivas de Mercados e Oportunidades para a Suinocultura, também foi marcado pelo lançamento de uma série inédita de cartilhas sobre bem-estar animal. O material é mais uma iniciativa realizada por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e do Projeto Innovasui, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Sebrae Nacional, a CNA e a Embrapa Suínos e Aves.
As cartilhas apresentam informações práticas e aplicáveis, que possibilitam a adoção das boas práticas de produção, dentro dos conceitos de bem-estar animal. Na ocasião, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, agradeceu a presença dos estudantes e parceiros da entidade presente no evento e falou da importância do material para o setor suinícola. “O bem-estar animal é um tema que tem ganhado importância em todos os elos da cadeia produtiva e que irá influenciar fortemente nosso modelo produtivo nas próximas décadas”, contou. As cartilhas podem ser baixadas também no site da associação http://abcs.org.br/
Todo o conteúdo foi desenvolvido pelos pesquisadores Stefan Alexander Rohr, médico veterinário da Itegrall Soluções em Produção Animal; Osmar Antonio Dalla Costa, da Embrapa Suínos e Aves e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Etologia e Ecologia Animal (ETCO); Filipe Antônio Dalla Costa, médico veterinário e aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Unesp); Charli Ludtke, médica veterinária e doutora em Medicina Veterinária; e José Vicente Peloso, médico veterinário e consultor técnico da JVPeloso Consultoria Técnica Ltda.
Gibi
Para o público infantil, a ABCS junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e do Projeto Innovasui.lançou o gibi “Aventuras pelo mundo dos alimentos” Com foco na educação infantil, o gibi é voltado para crianças de 6 a 12 anos. “Na história as crianças conhecem de forma criativa e lúdica os principais grupos de alimentos e também aprendem como a carne suína se encaixa em uma alimentação saborosa e saudável”, destacou Lívia Machado.