Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Entidades suinícolas no Pecnordeste

<p>As entidades mineiras, Assuvap e Coosuiponte, se destacam no evento realizado em Fortaleza (CE).</p>

A Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) foram destaque no Pecnordeste 2009. O evento aconteceu entre os dias 15 e 18 de junho,  em Fortaleza (CE). Considerado um dos maiores eventos da pecuária regional no Brasil, o Pecnordeste tem como objetivo buscar a geração de negócios e o desenvolvimento das cadeias produtivas ligadas à pecuária. Neste ano, o evento contou com a participação de oito setores da cadeia pecuária e ainda dois segmentos não agrícolas (Artesanato e Turismo).

De acordo com as informações divulgadas pelas entidades suiinícolas, elas marcaram presença no Pecnordeste promovendo a palestra “Caso de Sucesso – Assuvap/Coosuiponte”, ministrada pela Gerente de Marketing das instituições, Lívia Machado. Segundo o presidente da Associação dos Suinocultores do Ceará (Asce), Paulo Helder, o titulo da palestra surgiu depois que ele, acompanhado de um grupo de suinocultores nordestinos, estiveram em Ponte Nova (MG). Eles conheceram as duas entidades funcionando conjuntamente, prestando serviços para os seus associados e cooperados. “Com instalações modernas e confortáveis, com um corpo de funcionários experientes e capacitados. O mais importante de tudo isso, foi ver a participação dos suinocultores nesta parceria de sucesso,” destacou Paulo. Para ele, a palestra foi a mais concorrida da programação. “Ela foi muito bem montada e muito bem apresentada pela palestrante, que tem uma excelente didática com dominação total do assunto, mostrando para os suinocultores o que nós vimos em Ponte Nova”.

Segundo Lívia, elaborar esta palestra lhe trouxe muitas descobertas sobre a história da Assuvap/Coosuiponte e aumentou a sua admiração por esse grupo de suinocultores que juntos foram capazes de construir o 1º Pólo de Suinocultura Independente do Estado de Minas Gerais. “A nossa estrutura e as diversas ações e trabalhos que realizamos hoje, são reflexo da união, proatividade, capacidade de articulação e construção iniciadas por um grupo de suinocultores há quase 30 anos. O Associativismo foi e é a base de tudo isso,” afirma.

Para ela, a participação das entidades na Pecnordeste é uma conquista. “Agradeço aos suinocultores da Asce pelo convite, parabenizo aos organizadores pela grandiosidade do evento e ao Paulo Hélder e a sua família pela receptividade”, pontua Lívia Machado.