Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Feromônio Secure Pig chega ao Brasil para aumentar produtividade na suinocultura industrial

A INOVAVET, empresa da cidade de Chapecó, em Santa Catarina, lança produto inédito no Brasil.

Incorporando responsabilidade social e saúde animal, a INOVAVET, empresa da cidade de Chapecó, em Santa Catarina, lança produto inédito no Brasil. O Secure Pig libera um feromônio sintético, uma substância química similar a que é produzida pelas glândulas sebáceas da porca após o parto. Essa substância é capaz de enviar uma mensagem sensorial que permite reduzir o estresse e adaptar melhor os leitões ao manejo exigido pela suinocultura, como desmame, formação de lotes e transporte, contribuindo para o aumento do bem-estar animal e da produtividade.

O produto, que é sintetizado pelo Instituto de Pesquisas em Etologia Aplicada e Semioquímica (IRSEA) da França, estimula o reconhecimento da mãe pelos leitões, com o objetivo de facilitar a adaptação dos animais ao ambiente. O Secure Pig é apresentado sob forma de blocos difusores que contém um gel, cada sachê cobre uma área de 25m² e libera a substância maternal por cerca de quatro semanas. Ele é indicado tanto para porcas em gestação e lactação, quanto para leitões desmamados, e que estão nas fases de creche e engorda..

Segundo o diretor da INOVAVET, Ari Caldeira de Almeida, ao reduzir o estresse dos animais pós desmame, observou-se a diminuição da refugagem e de lesões por brigas, e ainda, foi possível constatar uma melhor uniformidade de peso nos lotes na saída da creche “O principal benefício do produto foi verificado nas creches, onde os animais ficaram mais tranquilos, reduziram a agressividade, e começaram a se alimentar logo após o alojamento. Desta forma, os suínos podem antecipar a saída da creche em um ou dois dias”, conta.

A INOVAVET possui contrato de exclusividade para distribuição do Secure Pig em todo o Brasil, e no prazo de um ano pretende fabricar o produto em território nacional. Atualmente, o feromônio é importado da França e é indicado pelos órgãos de bem estar animal da Europa como um produto seguro que não deixa resíduo na carne, além de ter fácil aplicação e não possuir cheiro para os humanos.