Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Fiedler Automação lança programa de descarbonização High Tech Low Carbon

Fiedler Automação lança programa de descarbonização High Tech Low Carbon

A Fiedler Automação é uma empresa com sede matriz em Blumenau-SC, contando com 14 filiais e +130 colaboradores. Com 40 anos no mercado, nos dedicamos ao desenvolvimento de produtos, soluções Turnkey e serviços para indústria. Nossas filiais e vendedores estão distribuídos nos estados de RS/SC/PR/SP/MG/GO/MT/MS/BA.

Contamos com um Centro de Engenharia Integrada (CEI) altamente qualificado, responsável pela engenharia de aplicação, gestão de auditorias e desenvolvimento de equipamentos customizados para nossos clientes. Atuamos praticamente em todos os segmentos da indústria, uma vez que nossos portfólios de produtos e serviços é muito diversificado.

O programa High Tech Low Carbon (HTLC), é composto por quatro auditorias:

APV – Auditoria em Performance de Vapor

APS – Auditoria em Processos Sanitários

BomBAudit – Auditoria em Sistema de Bombeamento

auditAr – Auditoria em Sistemas de Ar Comprimido

Em 3 delas utilizamos também equipamentos de medições para aferição de equipamentos e processos. O programa cobre as áreas de Vapor, Processos Sanitários (com maior foco na indústria de alimentos e bebidas química, farmacêutica), Bombeamento e Ar Comprimido.

No site do cliente, fizemos um levantamento em 360° dessas áreas, identificando pontos de melhoria para substituição de componentes ou troca de tecnologias. Além disso fornecemos uma linha completa de equipamentos para que o cliente possa de fato atingir a economia e redução de água, energia elétrica, ar comprimido, melhoria de processos. Todas essas economias acabam por impactar diretamente na redução dos níveis de emissão de gás carbônico CO2.

Como foi idealizado?

Nos últimos 10 anos, percebemos que houve uma mudança acentuada na mentalidade do setor industrial, em que não bastava apenas economizar energia elétrica, água, vapor e ar comprimido, mas também fazer isso de uma maneira sustentável e estratégica. Dentro do processo de troca de equipamentos para uma operação mais eficiente, existe a etapa de quantificação (KPIs) destas disciplinas para posteriormente medi-las e aferir o resultado obtido. Aqui é onde a indústria encontra seu grande desafio: como identificar e quantificar os pontos com maiores possibilidades de economia e redução de impactos ambientais?

E é nesse contexto que o programa HTLC foi criado, com o objetivo de suportar os clientes através de auditorias na planta industrial. Utilizando equipamentos de medição e técnicos especializados, fazemos o levantamento dos pontos e emitimos um relatório com parecer para cada uma das disciplinas verificadas. Isso fornece ao cliente um entendimento técnico da situação de seus equipamentos e processos e permite o acompanhamento de cada ponto corrigido, através de medições continuadas mesmo após a troca de equipamentos.

Diferencial entre essa auditoria e uma auditoria convencional?

Um grande diferencial nesse programa, é que as quatro auditorias são feitas e geridas pela mesma empresa no mesmo centro de engenharia integrada, isso permite a troca de informações mais rápida e uma operação mais sinérgica entre as diferentes disciplinas. Além disso, no caso do fornecimento posterior das soluções customizadas, contamos com todo o histórico de medições e informações do cliente, o que facilita o desenvolvimento, comissionamento e pós-venda. 


Quando é indicada?

Recomendamos este programa para todas as empresas e a qualquer momento, isso porque como o programa possui 4 Pilares (Vapor, Bombeamento, Processos Sanitários e Ar Comprimido) em quase toda indústria possuirá pelo menos 2 deles e em alguns casos até mesmo todos quatro.

Um ponto muito importante é que a ideia do programa uma vez adotada pelo cliente, ela seja feita de maneira continuada e consistente, a cada três ou seis meses, ou mesmo anual, pois constante os equipamentos sofrem desgastes e processos mudam, então sempre há espaço para novas oportunidades de redução.

Foi testado?

A Fiedler Automação desde 2010 já realizava medições em salas de geração de ar comprimido, porém a concepção de auditorias foi ganhando peso e ao longo dos anos fomos incorporando outras medições e aferições, todas com excelentes resultados, porém todas executadas separadamente e agora entendemos que temos um grande pacote de soluções e que convertemos em um programa de descarbonização.

Por que o programa foi desenvolvido especificamente para estas áreas?

Essas são áreas em que a Fiedler Automação possui um know-how muito grande e são locais com um potencial enorme de descarbonização porque atingem áreas de alto consumo energético e mássico, o que acaba por potencializar o impacto na redução dos gases do efeito estufa.

Qual área tem maior potencial de redução?

Isso varia muito do porte da empresa e quais disciplinas possui, mas por exemplo no segmento de Processamento de alimentos e Frigoríficos, encontramos área para aplicação deste programa de maneira integral, ou seja, é possível aplicar os 4 diferentes estudos dentro do mesmo segmento, o que possibilita o cliente encontrar oportunidades em todos os cantos da sua operação fabril.

Como são tratados os passos dentro do programa?

Tudo inicial com uma visita a planta do cliente para apresentar o programa e entender como podemos colaborar com ele no processo de descarbonização dos seus processos. Apresentamos uma oferta comercial e com a aprovação agendamos um dia para enviar os técnicos para fazerem as auditorias.

Finalizadas as auditorias, elaboramos um relatório completo mostrando com fotos e dados todos os pontos analisados e melhorias que possibilitarão o aumento de eficiência energética, mássica e CO2. Também apresentamos e ofertamos os produtos, equipamentos e tecnologias que ele deve implementar para alcançar os objetivos.

Para saber mais, acesse esse LINK.