Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Frigorífico de suínos da Aurora em Erechim (RS) é interditado pelo MTE

Empresa esclareceu que se trata de medida administrativa que alcança um número determinado de máquinas e equipamentos, e, algumas das atividades cumpridas na referida planta industrial.

Frigorífico de suínos da Aurora em Erechim (RS) é interditado pelo MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) interditou o frigorífico de abate de suínos da Cooperativa Central Aurora Alimentos, em Erechim (RS), na sexta-feira (18), após constatar risco grave e iminente à saúde e à integridade física dos trabalhadores no ambiente de trabalho, segundo informações do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul. A unidade, onde trabalham 1.126 empregados e são abatidos 1.650 suínos por dia, foi interditada após força-tarefa conjunta do MTE e do MPT, realizada entre 15 e 18 de setembro. Entre algumas das irregularidades apontadas pela força-tarefa, está a ausência ou insuficiência de sistemas de segurança adequados para proteger trabalhadores na mesa de vísceras, máquinas lavadoras e em outros equipamentos e áreas no frigorífico, segundo laudo da inspeção. “Chamou atenção o fato de os vestiários não possuírem chuveiros, apesar de os trabalhadores serem expostos ao sangue e a fluidos de origem animal”, acrescentou o MPT, em nota. Os empregados deverão continuar a receber salários como se estivessem em efetivo exercício, enquanto durar a interdição. A Aurora Alimentos informou, por meio de comunicado à imprensa, que a planta interditada é arrendada, com mais de 40 anos, e portanto está sujeita a melhorias. “Todas as providências objetivando a efetivação das correções necessárias, dentro do menor espaço de tempo possível, já estão sendo adotadas e encaminhadas, permitindo que o frigorífico volte a trabalhar em sua plenitude”, disse a empresa. Um outro frigorífico da Aurora em Erechim, de abate aves, já havia sido interditado por força-tarefa do MTE em fevereiro deste ano. A unidade voltou ao funcionamento após adequações necessárias. O procurador do Trabalho do RS, Ricardo Garcia, disse à CarneTec no início de setembro que a maioria dos problemas encontrados durante as inspeções que estão sendo realizadas nos frigoríficos é de fácil resolução e está relacionada ao descumprimento da Norma Regulamentadora 36. A NR 36 foi publicada em abril de 2013 e estabelece requisitos mínimos para segurança na indústria de abate e processamento de carnes e derivados.

Cooperativa Aurora 

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, acerca da notícia sobre interdição do Frigorífico de Suínos localizado na cidade de Erechim (RS), realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a partir da ação fiscalizatória da denominada Força Tarefa Frigoríficos, ocorrida na data de 18/09/2015, esclareceu que se trata de medida administrativa que alcança um número determinado de máquinas e equipamentos, e, algumas das atividades cumpridas na referida planta industrial.”Todo o trabalho de fiscalização foi acompanhado pela equipe técnica da cooperativa, envolvendo profissionais das mais diversas formações e áreas”, relatou.

“Não obstante tratar-se de uma planta industrial arrendada da Cotrel – Cooperativa Tritícola Erechim, com mais de 40 (quarenta) anos, portanto, sujeita às melhorias, todas as providências objetivando a efetivação das correções necessárias, dentro do menor espaço de tempo possível, já estão sendo adotadas e encaminhadas, permitindo que o frigorífico volte a trabalhar em sua plenitude. Reforça a Aurora, o seu compromisso no integral cumprimento da legislação vigente, especialmente no que se refere à saúde e segurança de seus colaboradores”,finalizou.