De acordo com Francisco Olbrich, presidente do grupo no Brasil, as aquisições fazem parte da estratégia de expansão dos negócios do grupo, que já atua fortemente na área bovina de corte e deve ingressar de forma agressiva nas áreas bovina de leite, equina e aquicultura. “Não pretentemos investir, em médio prazo, em áreas como a avícola e suinícola. Não é nosso foco inicial”, pondera Olbrich que objetiva atingir 10% do mercado brasileiro de sal mineral nos próximos três anos.
O valor do investimento não foi divulgado pela empresa, familiar e de capital fechado, mas o faturamento anual dos dois negócios ultrapassa R$ 20 milhões. “O Brasil tornou-se uma referência na produção de alimentos e toda empresa deve ficar de olho nas oportunidades que o País oferece. É fundamental investir no Brasil”, concluiu o presidente da H.J. Baker no Brasil, que ainda salientou que o país é o único na América do Sul a ter investimento da empresa.
A Fanton foi fundada há 28 anos pelo veterinário Emilio Fanton. Tem atuação forte em nutrição de bovinos (corte e leite), com maior concentração no Sudeste do País. A intenção da empresa é aumentar sua participação em equinos, ovinos e aves e estrear no segmento da aquacultura.
Já a Rumiphos tem ampla atuação em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e é voltado também para o segmento de bovinos.