Em setembro, o Grupo GTFoods, conglomerado avícola com matriz em Maringá (PR), assume a administração da Companhia Lorenz, empresa catarinense que oferece uma linha completa de amidos além de uma divisão de consumo com fabricação de catchup, mostarda, maionese, entre outros. A aquisição faz parte do plano de diversificação de produtos oferecidos pelo grupo, que prevê investimentos iniciais, na nova marca, de R$ 17 milhões nos próximos dois anos.
A Lorenz contribuirá para um aumento de 8% no faturamento da empresa e a diversificação da linha de produtos representará 12% no balanço do grupo, que fechou o primeiro semestre de 2015 com um faturamento bruto de R$ 743,8 milhões. Um crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Os investimentos na Lorenz visam a melhoria da produtividade e a expansão de capacidade de algumas linhas do segmento business to business. Temos um plano estratégico para cada divisão, desde consumo até ingredientes”, explica Rogério Gonçalves, diretor administrativo do Grupo GTFoods. Até o final de 2015, a empresa deve atingir um investimento total de R$ 109 milhões.
A aquisição da companhia também faz parte da meta do grupo de estar entre as três maiores empresas do setor de aves do Brasil até 2020, com forte atuação internacional. Além disso, segundo o diretor, a Lorenz apresenta valores comuns com o trabalho já desenvolvido pelo GTFoods em vendas e logística, fornecimento de matérias primas para os segmentos de embutidos e nagestão de commodities agrícolas.
O Grupo arrematou a Lorenz no dia 12 de dezembro de 2014, após segundo leilão, e estará na administração da empresa a partir do dia 21 de setembro.”No momento estamos assumindo a Lorenz mas já estamos também lançando a campanha de 100 anos da empresa e retornando a eventos importantes do segmento com a marca, como a feira Food Ingredients South America, que aconteceu em agosto em São Paulo”, explica Gonçalves. Além do projeto de comemoração do centenário, com o objetivo de valorizar a companhia com um resgate histórico da empresa, o Grupo GTFoods revitalizou a marca, com mudanças inclusive na logo.
De acordo com João Ribeiro, gerente comercial da Lorenz, as expectativas com o centenário e as recentes mudanças são positivas. “Nós entraremos em 2016 completando 100 anos de muita história. Fomos pioneiros na fabricação defécula de mandioca e amidos modificados, tendo hoje produtos que são exclusivos de nossa empresa para diferentes áreas. E essa história precisa continuar. A expectativa, tanto por parte dos colaboradores como de clientes e fornecedores, são as melhores possíveis, pois a fusão de duas grandes empresas como a Companhia Lorenz e o GTFoods só vem motivar ainda mais”, analisa.
Dentro do plano de diversificação da empresa, o Grupo já adquiriu, em 2014, a empresa Fresh Food Alimentos, de Ponta Grossa (PR), que oferece uma linha diversificada de pratos saudáveis congelados, além de estabelecer parceria com a Chef Foods, que produz panificados, localizada em Maringá (PR).
Sobre o Grupo GTFoods
Criado em 2011, o Grupo GTFoods é composto pelas marcas Canção Alimentos, Frangos Canção, Gold Frango, Mister Frango e Bellaves. A empresa verticaliza a cadeia produtiva desde as matrizes de recriae produção, até a distribuição do produto acabado. Sua força de vendas abrange, no mercado interno, o atendimento de clientes em todo o país, e, no mercado externo, mais de 70 países. O Grupo GTFoods teve origem com a empresa Frangos Canção em 1992, na cidade de Maringá. As informações partem da assessoria de imprensa do Grupo GTFoods.