A HY-LINE DO BRASIL realizou, nos dias 22 de abril e 06 de maio, dois seminários em parceria com a empresa IDEXX, nas cidades de Itanhandu-MG e Bastos-SP, respectivamente, contando com grande participação dos produtores e técnicos locais. Com aproximadamente 30 participantes em cada encontro, e direcionado aos proprietários de granja e gerentes, o ambiente reservado, informal e participativo permitiu muita interação e discussões durante e após as apresentações.
O evento abordou de maneira prática temas de elevado interesse para o produtor, com a brilhante palestra “Boas práticas de manejo para garantir a sanidade avícola” do professor Dr. Paulo Lourenço, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além disso, o Gerente de Serviços Técnicos da Hy-Line do Brasil, Vitor Arantes, apresentou o novo Guia de Manejo da Hy-Line W-36, com suas atualizações de índices zootécnicos e recomendações detalhadas de nutrição e manejo.
“Foi uma experiência muito positiva a realização desta ronda técnica, passando pelos três principais centros produtores de ovos do Brasil: Santa Maria Jetibá-ES, Itanhandu-MG e, encerrando na cidade de Bastos-SP (“a capital do ovo”), além de poder contar com a participação dos principais produtores de ovos do país. A parceria nos proporcionou a possibilidade de contar com uma referência nacional em sanidade avícola, Dr. Paulo Lourenço, agregando conhecimento, informações e estratégias sanitárias customizadas para os empresários locais. Excelente oportunidade para também oficializarmos o lançamento do novo Guia de Manejo da Hy-Line W-36, primeiro manual disponibilizando dados de performance até 100 semanas de idade no Brasil”, destacou Vitor.
“Encontros técnicos com os produtores são essenciais para o setor, pois sabemos que nossos parceiros buscam sempre melhorar o manejo e condições de saúde de seus plantéis, contribuindo para melhor gestão, maior qualidade de seu produto final com enfoque no bem-estar de suas aves”, reforçou Glauco Geromini, Consultor de Negócios para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Os resultados dos eventos atenderam às expectativas, gerando participação dos técnicos e proprietários locais:
“Este encontro foi de grande importância para nós técnicos e produtores, trazer ao campo esta atualização do quadro sanitário dos nossos plantéis é de grande valia. É de suma importância conhecermos o comportamento dos vírus e bactérias em nossas aves e suas consequências, para que com isso possamos criar ferramentas para minimizarmos estes desafios. Medidas como monitorias nas aves, são ferramentas que possibilitam a identificação precoce da infecção e avaliação de nosso manejo sanitário. Contudo um bom manejo sanitário, seguido de um programa de biossegurança, bem como o uso correto dos produtos biológicos, são fundamentais para termos uma melhor sanidade de nossos plantéis.”, destacou supervisora técnica de uma granja com quase 2 milhões de aves.
“Com a modernização e aperfeiçoamento da avicultura, necessitamos cada dia mais de gerenciamento e ferramentas de precisão para obtermos resultados, a palestra nos mostra como o uso de uma dessas ferramentas desde o que coletar e como enviar as amostras até a correta leitura dos resultados e o histórico de cada granja pode nos dar uma visão de um futuro promissor no setor!”, reiterou supervisor técnico de uma das maiores granjas do país.
“Ter realizado estes seminários com a parceria da Hy-Line do Brasil foram de muita relevância para todos nós. Acreditamos que somente com parcerias sólidas como estas conseguiremos avançar e contribuir com mais solidez com as necessidades de campo que a avicultura necessita. Parabéns à toda equipe HY-LINE DO BRASIL e IDEXX que contribui de forma brilhante para o sucesso desta primeira rodada de seminários”, finaliza Dra. Andrea Leão Carneiro, Gerente de Assuntos Regulatórios da IDEXX.