A Tonisity, empresa irlandesa especializada em saúde animal, mais especificamente no desenvolvimento de produtos nutricionais de ponta, apresentará durante o 24º Congresso da Sociedade Internacional de Veterinária Suína (IPVS) e o 8º Simpósio Europeu de Gestão em Saúde Suína, entre os dias 7 de junho e 10 de junho, em Dublin, uma inovação na área de criação de suínos: o PX, um complemento alimentar orgânico concebido para a alimentação adequada dos porcos a partir de seu segundo dia de vida.
O consumo do produto pelos porcos na fase do desmame ajuda a diminuir o estresse e a aumentar o peso deles. Nessa fase de início de vida, a quantidade de alimento e – principalmente – de água que o leitão ingere é crucial, pois é o que determina como será o desenvolvimento da cria. Pesquisas realizadas em fazendas nos Estados Unidos e Espanha demonstram que a taxa de mortalidade dos porquinhos diminui de 13% para 7% com o consumo do produto. Arie Halpern, diretor da Tonisity, diz que a fórmula PX é altamente atrativa e saborosa para os leitões. “É um produto disruptivo porque rompe com o velho pensamento de que os leitões só consomem colostro durante suas primeiras horas de vida”, diz ele. Vale lembrar, afirma, “que o produto funciona como um complemento e não como um substituto do fluido e, exatamente pela importância do colostro, o PX é ministrado apenas a partir do segundo dia de vida”.
Mais de 2 mil veterinários de diversos países costumam participar do evento para trocar experiências e conhecer o que há de mais inovador no campo da saúde de suínos. A Tonisity, uma das patrocinadoras, receberá os visitantes no estande D4. Ava Firth, diretora de pesquisa da empresa e especialista em nutrição animal, proferirá palestra durante o evento sobre assuntos como o PED (Diarreia Porcina Epidêmica), a PRRS (Síndrome da Reprodução e Respiração Porcina) e as novas doenças suínas. Também falará sobre os princípios do novo produto:
“O PX é um isotônico que combina os princípios básicos da fórmula de ORT [açúcares, eletrólitos e água, fórmula usada em seres humanos para nutrição e hidratação intensas] com ingredientes e propriedades que auxiliam no metabolismo e na integridade da mucosa do intestino dos porcos, contendo ainda potássio, sódio, cloro, proteínas e dextrose em concentrações similares às indicadas para o consumo humano pela Organização Mundial de Saúde”, explica.
Para quem deseja saber mais sobre os benefícios da terapia de reidratação oral em todas as fases da produção de suínos, o estande da Tonisity no 24º Congresso é parada obrigatória.
Sobre a Tonisity
A Tonisity é uma empresa que nasceu em 2014 para se dedicar exclusivamente à produção e comercialização de produtos de saúde animal que proporcionem benefícios para a saúde, melhorem todas as fases de vida dos animais de criação, e forneça retorno de investimento para o produtor. Embora a Tonisity seja uma empresa relativamente nova, seus fundadores possuem extensa experiência no desenvolvimento de fórmulas para nutrição animal, tendo desenvolvido uma série de produtos inovadores de saúde animal durante décadas (como o Oralade e sua ração líder na Europa em alimentação animal). A empresa conduz o desenvolvimento e a fabricação comercial, e destina à suas pesquisas vários milhões de dólares.