A JBS USA, empresa líder global no setor de alimentos, anunciou nesta quarta (3) a criação da JBS Sanitation, nova empresa de segurança alimentar e higienização de fábricas que fornecerá serviços internos para as instalações da JBS USA e da Pilgrim’s. A JBS USA iniciará imediatamente a operação da JBS Sanitation em 10 unidades, com previsão de implementar os serviços em outras fábricas, caso os prestadores de serviços terceirizados não atendam aos padrões de auditoria e conformidade da JBS USA.
“À luz das alegações preocupantes que ocorreram no setor, a JBS USA tomou a decisão de criar uma empresa que possa fornecer os mais altos níveis de segurança alimentar e garantia de qualidade, ao mesmo tempo em que adota os mesmos altos padrões de conformidade que adotamos na contratação de nossa própria força de trabalho da JBS USA”, disse o CEO da JBS USA, Wesley Batista Filho.
Em parceria com o United Food and Commercial Workers International Union (UFCW), a JBS Sanitation oferecerá salários competitivos e benefícios, criando centenas de empregos em todo o país. Todos os integrantes das equipes da JBS Sanitation e seus filhos também serão elegíveis para receber educação universitária gratuita como parte do programa Better Futures, da JBS USA.
“As revelações sobre trabalho infantil entre subcontratados em frigoríficos são simplesmente inaceitáveis, e tem sido animador ver a disposição da JBS USA de agir proativamente para resolver essa situação”, disse Marc Perrone, presidente internacional do UFCW. “Acreditamos firmemente que um contrato sindical sólido é a solução para a atuação de qualquer trabalhador do setor, e estamos satisfeitos com a parceria com a JBS USA para a operação de limpeza interna em várias instalações em todo o país, o que significa que os trabalhadores do setor agora receberão os mesmos salários, benefícios e proteções que os outros profissionais ligados ao sindicato nessas instalações.”
A JBS Sanitation seguirá os mais altos padrões de segurança alimentar, higienização, conformidade e normas trabalhistas. A JBS USA e a Pilgrim’s continuarão a utilizar os serviços terceirizados de limpeza nas unidades somente se eles puderem atender aos mesmos padrões de verificação de condições de trabalho da JBS USA e puderem verificar a conformidade por meio de um auditor terceirizado aprovado pela JBS.
A JBS nomeou Wilson Herrera, há 17 anos no setor, com ampla experiência em recursos humanos e questões de conformidade, como presidente da JBS Sanitation. Mais recentemente, Herrera liderou o RH corporativo da JBS USA Pork, o segundo maior processador de carne suína dos Estados Unidos, com mais de 10 mil colaboradores. Ele também atuou como presidente do Comitê de Higienização da JBS USA e da Pilgrim’s, que foi encarregado de identificar soluções em resposta às alegações de uso de trabalho infantil por fornecedores terceirizados de serviços de limpeza.
Alfred Al Almanza, diretor global de segurança alimentar e garantia de qualidade da JBS Global, atuará como diretor de serviços técnicos da JBS Sanitation. Antes de ingressar na JBS em 2017, Almanza passou quase 40 anos no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), nas áreas de segurança alimentar, assuntos regulatórios e questões de saúde pública. Durante a carreira de serviço governamental, Almanza atuou como administrador do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar por quase uma década e como subsecretário-adjunto de Segurança Alimentar durante o governo Obama.
“A higienização é um componente fundamental para a produção de alimentos seguros, acessíveis e saudáveis”, disse Almanza. “A atividade requer conhecimentos específicos e treinamento extensivo para ser feito com segurança. Nosso foco na JBS Sanitation será a segurança dos alimentos que fornecemos, a segurança dos homens e mulheres que prestam os serviços de limpeza e a criação de oportunidades para nossos colaboradores.”
Para garantir que as alegações do passado não voltarão a ocorrer no futuro, a JBS USA e a Pilgrim’s criaram uma linha direta interna para denúncias, na qual se pode relatar confidencialmente qualquer atividade suspeita relacionada à presença de trabalhadores menores de idade. A empresa também forneceu esse acesso aos distritos escolares locais.
A JBS já havia rescindido contratos com a empresa terceirizada de higienização PSSI em várias instalações, incluindo os locais citados na denúncia do Departamento do Trabalho. Esses locais incluem Grand Island, Nebraska; Worthington, Minnesota; e Greeley, Colorado.