Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

KFC processa empresas chinesas por boatos de que usa frango de oito patas

O processo aberto pela KFC coincide com um movimento do governo de intensificar a campanha para limpar as redes sociais de rumores.

KFC processa empresas chinesas por boatos de que usa frango de oito patas

A rede americana KFC (Kentucky Fried Chicken) disse nesta segunda-feira (1º) que entrou com um processo contra três companhias chinesas, que espalharam falsas alegações sobre a comida da rede, inclusive que seu frango tinha oito patas, em seus perfis em redes sociais.

O processo aberto pela KFC coincide com um movimento do governo de intensificar a campanha para limpar as redes sociais de rumores. Marqueteiros da internet foram condenados por postarem falsas informações sobre seus adversários ou por deletarem postagens importantes em uma tentativa de manipular sentimentos em nome de seus clientes.

Em um anúncio postado em seu site chinês, a companhia disse que um dos rumores falsos mais conhecidos acusava a companhia de usar frangos geneticamente modificados com seis asas e oito pernas.

A rede de fast food está exigindo 1,5 milhões de yuans (US$ 242 mil) e uma desculpa formal de cada uma das três companhias, que operam contas no popular aplicativo de celular WeChat. Além disso, está buscando um fim imediato às infrações. O tribunal do distrito de Shanghai Xuhui aceitou o caso, de acordo com uma porta-voz.

A presidente-executiva da KFC na China, Qu Cuirong, disse em comunicado que era difícil para as companhias protegerem suas marcas contra boatos por conta das dificuldades de coletar evidências. “Mas os esforços feitos pelo governo nos anos recentes para purificar o ambiente on-line, assim como algumas interpretações jurídicas, nos deram confiança e armas”, ela disse.

As companhias processadas são duas empresas de tecnologia Shanxi Weilukuang e Taiyuan Zero Point, e uma de comunicação, Yingchenanzhi Success and Culture Communication, que ficam na cidade de Shenzhen. Telefonemas feitos para supostos números das companhias ou não foram atendidos ou não eram válidos.

A KFC tem mais de 4.600 restaurantes na China.