O Laboratório Nacional Agropecuário de Campinas (Lanagro/SP) está completando 30 anos de atividade em 2009. Para tornar-se referência para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) no diagnóstico da doença de Newcastle e influenza aviária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciou um projeto, em 2008.
Com patrocínio da própria OIE, o Lanagro/SP está atuando em cooperação com o laboratório NVSL, dos Estados Unidos. Técnicos norte-americanos treinaram os profissionais brasileiros da Unidade de Sanidade Aviária e o laboratório NVSL cedeu materiais biológicos para implantação de novos métodos no Brasil.
Os treinamentos para técnicos de laboratórios são estendidos aos países da América do Sul. Em dezembro de 2008, o Lanagro/SP e o laboratório CISA/INIA (Espanha), organizaram o 1o Curso Internacional de Biossegurança em Laboratórios, com participação de palestrantes de Cuba, Chile, Argentina, México e Espanha.
Em 2009, foi concluído o projeto de construção de um novo laboratório para a Unidade de Sanidade Aviária. O início das obras está previsto para 2010. “O novo laboratório contará com uma área de biossegurança NB3, com os mais modernos conceitos de biossegurança”, informou Jorge Caetano Júnior, coordenador-geral de Apoio Laboratorial do Mapa. De acordo com o coordenador, o setor de sanidade aviária do laboratório de Campinas é reconhecido no Brasil também por atuar na identificação de outras doenças que estão incluídas no Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), como salmoneloses e micoplasmoses aviárias.
Análises – A Unidade de Sanidade Aviária do Lanagro-SP presta apoio laboratorial às ações do PNSA. O laboratório realiza análises em material genético avícola importado e em amostras de campo onde há suspeita da ocorrência de surtos de doenças relacionadas no programa.