O maior produtor de ovos da América do Sul e 12ª do mundo, Mantiqueira Alimentos, conquistou o selo Certified Humane®, da Humane Farm Animal Care (HFAC), para a marca própria ‘Happy Eggs’ e ‘Taeq’ – produzida para os supermercados Pão de Açúcar no Brasil.
O programa é líder de certificação internacional sem fins lucrativos e visa à melhoria da vida dos animais de produção destinados à alimentação humana. Dentro de algumas semanas as embalagens das duas marcas deverão estampar o selo Certified Humane®, garantindo aos consumidores que os ovos foram produzidos conforme os padrões rígidos da HFAC de bem-estar para galinhas poedeiras.
Animais de produção criados conforme estes padrões devem receber uma dieta nutritiva sem antibióticos, hormônios ou subprodutos de origem animal. Entre vários critérios, eles devem receber abrigo apropriado, áreas de descanso e espaço suficiente para expressar o seu comportamento natural, como bater as asas e tomar banhos de areia, por exemplo.
“A conquista da certificação de bem-estar animal nos deixa muito felizes pois assegura que estamos no caminho certo, como produtor de ovos, em nosso sistema de produção livre de gaiolas. Na Mantiqueira sempre trabalhamos com muita seriedade, inovando e modernizando nossos sistemas de produção para oferecer alimentos saudáveis e com procedência de qualidade”, diz Leandro Pinto, fundador e proprietário da Mantiqueira Alimentos.
Luiz Mazzon, Presidente do Instituto Certified Humane Brasil, afirma que o investimento da Mantiqueira em bem-estar animal representa uma grande mensagem à indústria de ovos e abrirá mais portas para que outros produtores de ovos adotem o programa Certified Humane®.
“Ao aumentar de forma exponencial o volume de ovos Certified Humane® disponíveis no Brasil, irá facilitar muito o negócio de outras empresas de alimentos que utilizam ovos como seu principal ingrediente – como maionese ou massa, para também obterem a certificação para os seus negócios”, destaca. Por isso, o produtor de ovos é peça fundamental neste processo em busca do bem-estar animal.
A missão da HFAC é melhorar o bem-estar dos animais de criação destinados à indústria alimentícia. Seus referenciais de cuidado animal foram desenvolvidos por um comitê científico formado por 40 veterinários e cientistas especializados em bem-estar animal de vários países do mundo. Desde 2003, mais de 665 milhões de animais de produção foram criados sob as normas Certified Humane nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Peru e Chile.
Os consumidores podem baixar o aplicativo Certified Humane® para celulares, para localizar pontos de venda próximos que ofereçam produtos com o selo Certified Humane®. Para maiores informações sobre a HFAC e o selo Certified Humane® na América Latina, visite www.certifiedhumanebrasil.org ou www.certifiedhumanelatino.org.