Com seu lançamento oficial realizado durante o Show Rural Coopavel, o híbrido de milho P3161H foi desenvolvido pela Pioneer Sementes com o objetivo de oferecer aos agricultores um material super precoce, com estabilidade e qualidade de grãos. A nova cultivar vem para completar o Sistema de Solução Completa para o plantio da cultura proposta pela empresa e é destinada para a região oeste do Estado do Paraná, tradicionalmente produtora de milho safrinha.
De acordo com Mozart Erichsen, coordenador técnico da Pioneer, a cultivar vem suprir a demanda por ciclos de produção mais curtos. Ele explica que, apesar de não ser uma determinante na variedade, a super precocidade é uma característica necessária para a região, já que a colheita da safrinha é feita mais rapidamente para evitar perdas com geadas e estiagens.
“Esse material está mais destinado ao Paraná, com possibilidade de estender para o Mato Grosso do Sul. As condições climáticas para o cultivo de milho safrinha são interessantes aqui no Estado. O uso do 3161 favorece o produtor porque o seu ciclo é independente da geada, um risco que acontece no mês de maio”, ressalta Mozart, destacando que o híbrido simples é mais possibilidade de escolha para o agricultor.
Além da precocidade, o P3161H, por ser desenvolvido com a tecnologia Herculex I, já apresenta resistência à ferrugem polissora. E para o coordenador técnico da Pioneer, é imprescindível que a alta produtividade esteja relacionada à qualidade dos grãos. Para alcançar as possíveis sete toneladas por hectare na safrinha, ações de investimento e cuidados com a época do plantio são necessários.
“Como se trata de um material novo, dependendo da época pode chegar ao mês de maio livre de qualquer problema com geadas. Se ele for cultivado em janeiro ou fevereiro, alcança o ponto de colheita em 120 dias. Isso depende também das condições de clima, se temos mais chuvas ou menos, o que determina o encurtamento ou avanço do ciclo”, completa Mozart.