Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Mapa participa da 77ª Sessão Geral da OIE

A Organização Mundial de Saúde Animal se reúne em sessão geral até sexta-feira.

A influenza A (H1N1) e a adoção de padrões internacionais de segurança no comércio mundial de animais e produtos de origem animal estão na pauta da 77ª Sessão Geral do Comitê Internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). De domingo (24) a sexta-feira (29), representantes dos serviços veterinários de 173 países estarão reunidos na sede do órgão, em Paris (França).

A agenda da sessão conta, ainda, com debates sobre a luta contra doenças animais e zoonoses, além melhoria da qualidade dos serviços veterinários. Representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) estarão na reunião e terão também a oportunidade de realizar encontros bilaterais para tratar de protocolos e certificados sanitários com representantes de importantes mercados para produtos pecuários do País.

Edições anteriores – As últimas duas sessões do Comitê Internacional da OIE foram positivas para o Brasil. Em 2007, o estado de Santa Catarina foi reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa sem vacinação, tornando-se o primeiro do País a obter esse reconhecimento. Naquele mesmo ano, a região Centro-Sul também obteve reconhecimento da organização, como área livre de febre aftosa com vacinação.

Em maio do ano passado, mais 11 unidades da federação foram reconhecidas como áreas livres de aftosa com vacinação. Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins, além do Distrito Federal retomaram o reconhecimento vigente até 2005.