As perspectivas para a pecuária da região Nordeste diante das mudanças climáticas, do semiárido nordestino e do desenvolvimento sustentável estarão em debate durante 13º Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste), que será realizado até quinta-feira (18) no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza/CE. O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Gerardo Fontelles, representará o ministro Reinhold Stephanes na abertura do evento, nesta segunda-feira (15), às 19 horas.
O Mapa promoverá palestras sobre temas de interesse do setor, como exportação, pecuária leiteira e produção integrada. Um estande também está no local, onde os visitantes poderão obter informações sobre os principais programas e produtos do Ministério da Agricultura e suas vinculadas: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A programação do PecNordeste inclui seminários, palestras, cursos, visitas técnicas, aulas práticas e oficinas de capacitação nos principais segmentos de criação, como apicultura, avicultura, bovinocultura e suinocultura. Dentro do evento, será realizada, também, a 13ª Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, em que empresas poderão comercializar produtos, serviços e insumos.