A Marfrig, uma das principais processadoras de carne do Brasil, informou na sexta-feira (06/11) que está em processo de negociação para a venda dos seus ativos na Argentina e de beef jerky da Marfood nos Estados Unidos.
“A decisão reflete o compromisso da companhia de focar mais no canal de food service e na Keystone, através da continuidade do crescimento da região da APMEA (Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África) e de Key Accounts (grandes clientes)”, informou a companhia no seu demonstrativo de resultados financeiros do terceiro trimestre.
A Marfrig completou no fim de setembro a venda da Moy Park, produtora e processadora irlandesa de carne de aves, como parte do seu plano de focar na expansão no segmento de food service da Keystone na Ásia e nos Estados Unidos, exportação de carne bovina a partir do Brasil também para estes dois mercados, fortalecimento da estrutura de capital e aumento da geração de caixa livre.
Como parte do processo de melhoria da sua estrutura de capital, a empresa também liquidou US$ 406 milhões em dívida em outubro, com a recompra de notas seniores, e pretende reduzir a dívida bruta em até US$ 1,2 bilhão até o fim de 2016.
O diretor de Relações com Investidores da Marfrig, Marcelo Di Lorenzo, disse durante teleconferência com analistas na sexta-feira que os negócios que serão vendidos na Argentina e nos EUA têm pouca representatividade na receita da companhia.
“Com relação ao beef jerky, este é um negócio pequeno, essencialmente de marca, e a gente não está no mercado de marca nos EUA”, acrescentou.
A Marfrig anunciou na sexta-feira que teve um lucro líquido de R$ 186 milhões no terceiro trimestre, sendo que o ganho de capital de R$ 1 bilhão com a alienação da Moy Park mais do que compensou o impacto financeiro negativo da dívida em dólar no resultado da companhia.