O McDonald’s anunciou planos para eliminar a prática atual de confinar galinhas poedeiras em gaiolas para a produção de ovos em sua cadeia de fornecimento. A rede vai fazer uma transição para garantir que 100% dos ovos comprados pelos seus restaurantes nos EUA e Canadá sejam produzidos em sistemas livres-de-gaiolas.
“Esse anúncio é um divisor de águas de um esforço de décadas que vem sendo realizado em prol da eliminação de uma das formas de confinamento na indústria de alimentos”, disse Wayne Pacelle, presidente e CEO da Humane Society dos Estados Unidos (HSUS). “A nova política do McDonald’s é admirável e deixa claro que o futuro da produção de ovos é livre-de-gaiolas”.
A decisão do McDonald’s acontece depois de um estudo de vários anos que a empresa ajudou a financiar para analisar fatores de bem-estar animal, econômicos, de segurança dos alimentos e condições mercadológicas referentes a sistemas com e sem gaiolas. Essa decisão também acontece depois de décadas do movimento global contra o confinamento extremo de animais de produção que a HSUS ajudou a liderar.