Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

McDonald´s cresce

Ásia puxa expansão do McDonald's em fevereiro. Empresa anunciou aumento de 4,8% nas vendas mundiais.

O McDonald´s, maior companhia de restaurantes do mundo, anunciou aumento de 4,8% nas vendas mundiais em fevereiro, nas lojas com mais de um ano, superando as estimativas de analistas. O avanço foi sustentado pela demanda na Ásia, que compensou o desempenho nos Estados Unidos, onde a neve afetou os resultados.

As vendas nas lanchonetes inauguradas há pelos menos 13 meses na Ásia, Oriente Médio e África aumentaram 10,5%, maior elevação verificada desde novembro de 2008, puxada pelas celebrações do Ano Novo chinês, segundo comunicado divulgado ontem pela companhia de Oak Brook, Illinois. Nos EUA, o crescimento foi de 0,6% e, na Europa, de 5,4%.

As tempestades de neve nos EUA reduziram em cerca de 2 pontos percentuais o resultado das vendas em fevereiro, destacou Heidi Barker, porta-voz da empresa, ontem. O clima ofuscou a contribuição dos anúncios publicitários temáticos da Olimpíada para alguns de seus produtos, como os Chicken McNuggets e as bebidas McCafe, além do cardápio de US$ 1 para o café da manhã, lançado em janeiro.

“Estimamos que o clima prejudicou as vendas em pelo menos 1% a 2% nos EUA, portanto a variação positiva das lojas com mais de um ano foi muito encorajadora e traz bons prenúncios para a tendência de vendas futuras”, afirmou o analista Steve West, da Stifel Nicolaus, em Saint Louis.

As ações do McDonald´s fecharam em alta de 2,3%, cotadas a US$ 65.12, em Nova York. No ano, os papéis têm valorização de 4,3%.

Em 4 de março, outra cadeia de restaurantes, a Wendy´s/Arby´s Group, também havia informado impacto nas vendas de fevereiro decorrente das tempestades de neve nas regiões central e leste dos EUA. Os problemas com a neve já haviam afetado as vendas de janeiro do McDonald´s, segundo afirmou o executivo-chefe da rede, Jim Skinner, em conferência telefônica em 22 de janeiro.

A expectativa no mercado era de aumento de 4% nas vendas do McDonald´s em fevereiro, de acordo com a média das estimativas de analistas da Jefferies & Co., Robert W. Baird & Co., Janney Montgomery Scott e Telsey Advisory Group. As previsões eram de aumento de 6,5% tanto para Europa como Ásia, Oriente Médio e África. Para os EUA, estimava-se alta de 1%.

Além do Ano Novo chinês, o menu de almoço de baixo preço lançado em dezembro também impulsionou as vendas na Ásia, de acordo com informe, ontem, do analista Jeff Farmer, da Jefferies & Co., em Boston. A rede de lanchonetes informou que as vendas na Europa foram beneficiadas pela boa procura pelos menus básicos e por lanches de temporada na França e Reino Unido.