Desde janeiro desse ano, a Merial vinha gestando um projeto interno de unir em uma única unidade de negócios suas áreas de aves e suínos. Iniciado há cerca de dois anos, as discussões em torno dessa junção visavam exatamente otimizar o trabalho de toda a equipe da empresa nessas áreas, que possuem uma forte sinergia. Hoje, praticamente todas as grandes agroindústrias e mesmo cooperativas atuam com negócios em avicultura e suinocultura. “Com uma unidade única de negócios teremos condições de atender nossos clientes de uma forma mais completa e eficiente, já que há uma imensa sinergia entre essas duas áreas de negócios e o mercado praticamente detêm empresas com forte atuação nessas duas atividades”, comenta Luis Fernando Cantarelli, diretor da Unidade de Aves e Suínos da Merial. Há 27 anos na empresa, Cantarelli assumiu a nova diretoria. Anteriormente, ele estava à frente somente do negócio Aves.
Com a mudança, a Merial pretende ter uma equipe mais robusta e preparada para as atuais necessidades dos clientes, assim como estruturar toda sua área de produtos, dando ainda maior visibilidade para o segmento de serviços. “A Merial tem um forte foco em oferecer tecnologia e inovação em seus produtos e serviços e isso será potencializado com a nova estrutura, nos dando condições de atender plenamente todas as expectativas de nossos clientes”, aponta Ernesto Hopfgartner Neto, que recém assumiu a gerência de Marketing de Aves e Suínos. Até então, o executivo ocupava o mesmo cargo, mas somente com atuação em suinocultura.
Para a equipe, foi contratada ainda a médica veterinária Juliana Calveyra, que assume o cargo de gerente Técnica de Suínos. Já Ana Caselles, que atuava na gerência de produtos e vacinação em aves, passa agora a ocupar a gerência Técnica de Aves da Merial.
Novidades em produtos
Para os próximos meses, a Merial prepara o lançamento do antimicrobiano injetável Zactran para o mercado de suínos. Produto à base de gamitrocimina, ele estava disponível até então somente para a área de grandes animais. Também, prepara a substituição de suas vacinas aviárias liofilizadas por pastilhas efervescentes, tecnologia lançada mundialmente pela Merial no ano passado e que passará a estar disponível em todos os mercados de atuação da empresa. “É uma tecnologia que atende todas as boas práticas de vacinação, oferecendo mais segurança para os técnicos e gera benefícios ambientais, reduzindo o desperdício”, comenta Cantarelli.