A Alltech desenvolve estudos na área há mais de 20 anos. Por meio do pioneirismo científico, a empresa comprovou que a substituição total de minerais inorgânicos por minerais orgânicos, com níveis significativamente mais baixos em relação aos inorgânicos, suprem com eficiência as demandas do animal. Os animais de produção e de companhia estão sujeitos às deficiências minerais, sendo necessária a suplementação ideal para atender às exigências do organismo. Após investimentos em pesquisas, a Empresa desenvolveu o programa de Gestão Mineral, que tem como objetivo substituir os minerais inorgânicos por minerais orgânicos na dieta. A campanha abrange um conceito sustentável a fim de fornecer uma dieta altamente eficiente; reduzir significativamente a excreção de minerais na natureza; proporcionar mais economia e lucratividade; garantir 100% de rastreabilidade; livrar de contaminação e apresentar uma oportunidade de melhorar a saúde e o desempenho dos animais.
O produto que contempla o Programa é o Bioplex TR, mix de microminerais orgânicos que permite realizar a suplementação mineral de forma semelhante a natural. O método mais efetivo para fornecer estes componentes aos animais é transformá-los em proteinatos, fazendo com que fiquem protegidos por pequenas cadeias de proteínas hidrolisadas – conhecidos por peptídeos. Isto permite que ultrapassem com mais segurança o ambiente do trato gastrointestinal até atingir o sítio de absorção. “É importante salientar que a absorção é maior e a dose de inclusão de minerais na dieta é menor, resultando em mais rentabilidade ao produtor”, acrescenta o gerente de Soluções Minerais para América Latina da Alltech, Fábio Catunda. O gerente ainda complementa, “por agrupar todos os minerais num só componente, o Bioplex TR oferece mais facilidade na manipulação pelos fabricantes de ração e produtores”.
Esse produto fez parte de projetos de pesquisas de renomadas instituições: Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), Universidad Zamorano, na América Central, Ohio University, University of Guelth, no Canadá, EMBRAPA e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O objetivo foi identificar a dose mínima ideal de substituição de minerais inorgânicos por orgânicos, sem causar queda em desempenho e deposição tecidual. Alguns destes resultados foram publicados nos principais congressos de nutrição animal do Brasil e do mundo (World’s Poultry Congress, 2012; Poultry Science Annual Meeting, 2013), assim como em revistas científicas de reconhecimento internacional (Revista Brasileira de Zootecnia; Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia). Estas publicações comprovam que a combinação de minerais orgânicos mais levedura enriquecida com selênio, possibilitou realizar um ajuste de redução na dose do Bioplex TR significativamente menor em relação aos inorgânicos, tanto para aves como para suínos.
A Alltech foi pioneira ao lançar este conceito no mercado. Hoje, cerca de 15% do plantel de matrizes de corte do Brasil já aderiram ao programa Gestão Mineral da Alltech. Já os segmentos de pets, suínos e ruminantes tiveram um crescimento de 56% nas vendas de minerais em 2013 com a implantação do novo conceito. Os números comprovam que a indústria conhece e aprova cada vez mais as vantagens do uso desse mix de minerais. Ao proporcionar uma dieta mineral 100% orgânica ao animal é possível otimizar vários índices, dentre os principais podemos citar: ganho de peso, conversão alimentar, qualidade de empenamento, qualidade de carcaça, qualidade interna e externa de ovos e ainda contribuir para melhorar a capacidade antioxidante e o valor nutricional da carne, leite e ovos.