Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

MSD Saúde Animal e Universidade de Utrecht fecham parceria para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus da Diarreia Suína

Pesquisa deve durar 12 meses. O PEDV foi identificado pela primeira vez na Europa em 1971, se tornou endêmica na Ásia em 1982, e se espalhou para os Estados Unidos em 2013. Hoje a Diarreia Suína é a enfermidade infecciosa que suscita maior preocupação na suinocultura mundial.

MSD Saúde Animal e Universidade de Utrecht fecham parceria para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus da Diarreia Suína

A MSD Saúde Animal acaba de firmar um acordo com a Utrecht University, uma das mais tradicionais universidades europeias, para a realização de estudos contra o vírus da Diarreia Suína (PEDV). O objetivo é o desenvolvimento de uma vacina contra a doença, hoje a principal preocupação sanitária da suinocultura mundial. Segundo a MSD, a pesquisa vai durar 12 meses. “Estamos satisfeitos com a parceria com a Universidade de Utrecht em nossa busca por uma vacina contra o vírus da Diarreia Suína”, afirma KJ Varma, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da MSD Saúde Animal. “Além de ser uma das instituições mais prestigiadas do mundo, a Universidade de Utrecht tem décadas de experiência em pesquisa com vírus de grande importância veterinária e, por isso, reúne todas as condições para o desenvolvimento de uma vacina contra PEDV”. 

Epidêmico, o PEDV provoca diarreia severa e vômitos, ocorrências que podem causar elevada mortalidade entre leitões (em alguns casos pode chegar a até 100% dos leitões) e impactar negativamente o crescimento de animais mais velhos. 

O PEDV foi identificado pela primeira vez na Europa em 1971, se tornou endêmica na Ásia em 1982, e se espalhou para os Estados Unidos em 2013. Hoje a Diarreia Suína é a enfermidade infecciosa que suscita maior preocupação entre os produtores norte-americanos e canadenses. Outros grandes players do mercado suinícola, como o Brasil, também têm enfrentando problemas com a doença.  “O desenvolvimento de vacinas contra o PEDV tem sido prejudicado pela dificuldade de crescimento do vírus em cultura de células e, até muito recentemente , com a falta de ferramentas para a sua manipulação genética”, explica Peter Rottier , Ph.D., professor de virologia da Universidade de Utrecht . “Nós compartilhamos o compromisso da MSD Saúde Animal de encontrar uma vacina e acreditamos que esta parceria nos ajudará a acelerar o processo de descoberta”. Até que uma vacina esteja disponível, o especialista afirma que rigorosas práticas de biosseguridade são a principal linha de defesa contra a enfermidade.