A Pfizer Inc. acaba de anunciar que está avaliando alternativas estratégicas de negócios para suas unidades de Saúde Animal e Nutrição. Entre as opções, a Pfizer analisará a venda, a criação de uma nova empresa ou outra transação, parcial ou completa dessas unidades. Veja ítens avaliados pela empresa:
– A decisão se baseia em recente revisão de portfólio, que fortalecerá a atuação da Pfizer nas áreas de Consumo e Produtos Estabelecidos, além de reforçar o foco da companhia em Biofarmacêutica.
– Saúde Animal e Nutrição são unidades de negócios robustas e possuem bases de clientes bastante atraentes, mas a natureza desses negócios é distinta do foco de atuação da Pfizer. Ao explorar novas alternativas, a companhia direcionará melhor oportunidades de crescimento e expansão, possibilitando maior retorno de investimentos aos acionistas.
– A Pfizer Saúde Animal é líder mundial no descobrimento, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos, incluindo vacinas, medicamentos, exames de diagnóstico e genética, para prevenção e tratamento de animais de criação e companhia. As operações da Pfizer Saúde Animal e uma extensa rede de pesquisa e desenvolvimento estão presentes em mais de 60 países, com uma forte posição no mercado nas regiões onde atua, incluindo Estados Unidos, Europa, África, Oriente Médio, Canadá, América Latina e Ásia. Em 2010, a receita da Pfizer Saúde Animal foi de aproximadamente US$ 3,6 bilhões.
– A unidade de negócios de Nutrição da Pfizer é líder no segmento de nutrição infantil, oferecendo produtos e fórmulas para crianças até sete anos. As operações da unidade se estendem nos seis continentes em mais de 60 países e está presente em mercados estratégicos da Ásia, Oriente Médio, Europa e América Latina, sendo que a China, Filipinas, Reino Unido, México e Austrália estão entre seus principais mercados. Nutrição gerou vendas de aproximadamente US$ 1,9 bilhão em 2010. Vale lembrar que, na estrutura de negócios da Pfizer no Brasil, não há unidade de Nutrição.
– A unidade de negócios Produtos Estabelecidos será mantida. Os mercados da indústria farmacêutica que mais crescem estão nos países emergentes e são nestes mercados que o segmento de medicamentos sem patentes e genéricos mais cresce. Dada a dinâmica desse setor, a companhia acredita que os negócios da unidade Produtos Estabelecidos estão bem posicionados para atrair oportunidades em mercados em franco crescimento.
– Também baseada na revisão do portfólio, a Pfizer acredita no potencial da unidade de Consumo, que tem uma forte conexão com o foco dos negócios da biofarmacêutica, oferecendo oportunidades importantes nos mercados emergentes e junto a clientes farmacêuticos de todo o mundo.
– As decisões da Pfizer darão continuidade à estratégia de longo prazo em destinar recursos, investimentos e pessoas para áreas que melhor poderão servir aos pacientes e clientes, e proporcionar maior retorno do investimento aos acionistas.
– A Pfizer está comprometida em tratar todos os colaboradores com respeito e de forma justa, mantendo-os informados no momento apropriado.
– A Pfizer espera completar as possíveis transações em um prazo de 12 a 24 meses e não fará novos anúncios relacionados à Saúde Animal e Nutrição até 2012.