Com o novo QXS, a WEDA introduz no mercado um novo tanque para alimentação líquida, capaz de dosar porções mínimas de ração para suínos.
O diferencial do tanque QXS é a conformação retangular do seu fundo. Para tanto, os engenheiros da WEDA retomaram a construção modular do reconhecido sistema de tanques QS. A padronização possibilita volumes que variam de 650 a 1650 litros, na capacidade máxima de ampliação.
O recém desenvolvido misturador, com pás de mistura em formato reduzido e situadas no fundo do tanque, garante um máximo de homogeneidade ao alimento. O sistema de mistura atua muito próximo às paredes, de modo a evitar a segregação da ração.
A partir do emprego de diferentes configurações de tubulação, a tecnologia pode ser utilizada tanto para a alimentação de leitões em creche, quanto para a de terminação e matrizes. No caso de uma saída de 50 mm, e seus acessórios novos correspondentes, o sistema trabalha de maneira idêntica ao reconhecido sistema Conticomp WEDA, para alimentação de leitões. Já a saída de 90 mm corresponde ao tanque de alimentação líquida convencional.
Os desenvolvedores da WEDA deram especial atenção aos cálculos do comportamento de fluxo, no intuito de evitar respingos de ração durante o processo de mistura – um aspecto importante no que se refere à higiene no tanque. “Nosso principal objetivo durante o processo de desenvolvimento pode ser resumido da seguinte forma: máxima eficiência mediante uma construção designada à sua aplicação final”, explica o coordenador do departamento de desenvolvimento da WEDA, Ralf Meyer.