Garantir uma alimentação adequada é preocupação dos criadores de todas as categorias animais, principalmente, porque a nutrição é um dos fatores principais para o desenvolvimento satisfatório da atividade. O segmento de nutrição animal tem buscado novas alternativas para atingir bons índices produtivos e, com base neste conceito, começaram a adicionar nas rações microrganismos vivos (bactérias e leveduras) benéficos aos animais.
Os probióticos são microrganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos favoráveis à saúde. Eles auxiliam na presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração dos organismos indesejáveis. Na suinocultura a utilização de probióticos é crescente, com o objetivo de melhorar o funcionamento do sistema gastrointestinal e a taxa de crescimento; aumentar a eficiência alimentar, o crescimento e o ganho de peso.
Uma microflora intestinal saudável é essencial para manter a saúde do animal. Quando ocorre um desequilíbrio entre a flora benéfica e a prejudicial, ocorrem inflamações, infecções, diarréia e outras doenças. Os principais mecanismos de defesa contra infecções no intestino são a mucosa intestinal intacta e o sistema imunológico eficiente.
A ingestão de rações que contenham probióticos possibilita manter o equilíbrio da flora intestinal dos suínos e previne enfermidades do trato digestório. Desta forma, é possível elevar a digestibilidade das rações, o que garante melhor utilização de nutrientes e do desempenho zootécnico dos animais, inclusive aceleração do ganho de peso, devido à menor incidência de diarréia.
Como o trato digestório também apresenta um papel importante no sistema imunológico do suíno, ocorre a melhora na imunidade – maior produção de anticorpos. Os animais com imunidade elevada apresentam respostas mais eficientes às vacinas e recuperam-se mais rapidamente de infecções.
Empresas de nutrição animal como a Guabi reconhecem os benefícios da adição dos probióticos nas rações. Duas de suas linhas para suínos possuem este aditivo nos produtos destinados aos Leitões:
A Leitãosui é indicada para leitões nas fases pré e iniciais da criação. Fabricada com ingredientes nobres, que conferem melhor resultado e desempenho, e altos níveis de lactose, que proporciona rápido desenvolvimento dos leitões. A Linha Nutrinúcleos é um composto vitamínico, mineral e aminoácido para leitores em diferentes fases: Pré Leitão 6000; Pré Leitão 4000; Inicial Leitão 2500; Leitão 1000 e Leitão 500. “Com as restrições impostas por lei na utilização de promotores de crescimento, a Guabi tem buscado novas tecnologias e alternativas que atendam a necessidade dos criadores. Uma delas foi a introdução dos probióticos nas rações para suínos, onde percebeu-se uma grande melhoria no desempenho dos animais que as consomem”, ressalta Jorge N. Pacheco, gerente de produtos de Suínos do Grupo Guabi.
Com mais de 35 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e São Gonçalo do Amarante (CE).
Mais informações no site: www.guabi.com.br