Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Referência internacional na área de carnes confirma presença em congresso do ITAL

Rhonda Miller tem presença confirmada em Congresso Brasileiro de Tecnologia de Carnes.

Reunir palestrantes que sejam referências em sua área de atuação é um dos objetivos do V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes, realizado a cada dois anos pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento). Na quinta edição – que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, durante a TecnoCarne 2009, em parceria com Associação Brasileira de Ciência e Tecnologia de Carnes (ABCC) e a Brazil Trade Shows – o evento vai contar com a presença da diretora do Laboratório de Análise Sensorial do Departamento de Ciência Animal, da /Texas A&M University/, Rhonda Miller.

Professora de graduação e pós-graduação da mesma instituição na área de ciência da carne, Rhonda é também pesquisadora do /Texas Agricultural Experiment Station/. Entre seus temas de pesquisa estão: fatores que afetam a composição, palatabilidade e quantidade de carne vermelha; desenvolvimento de tecnologias para classificação automática de carcaças para determinar a qualidade em carne bovina e suína; e uso de ingredientes não cárneos para aumentar a vida útil e/ou segurança de carnes vermelhas, com ênfase no desenvolvimento de produtos com valor agregado. Possui, ainda, vasta experiência na indústria, tendo atuado nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de uma das maiores processadoras de carne fresca dos Estados Unidos.

No Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Carnes, a pesquisadora vai ministrar duas palestras, com os seguintes temas: “Validação de tecnologias automatizadas de classificação para maciez de carne bovina” e “Influência das características de produção, temperamento do animal e outros fatores”. Além de Rhonda, outros profissionais conhecidos no setor de carnes vão ministrar palestras, como a consultora em segurança de alimentos da Sadia, Ivone Delazari; as professoras da Unicamp Marise A. Pollonio e Irenilza Alencar Naas; o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Lúcio A. M. Gomide, entre outros.

“Definimos os temas e escolhemos os palestrantes buscando atender, simultaneamente, os profissionais do setor produtivo e da área acadêmica, em consonância com nosso perfil de instituto de pesquisa com grande interface com a iniciativa privada. Buscamos contemplar a realidade do setor produtivo, com temas aplicáveis ao trabalho das empresas e, com critério e palestrantes de renome, corresponder às expectativas dos dois públicos”, afirma a pesquisadora do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC-ITAL) e uma das coordenadoras do congresso Ana Lúcia Corrêa Lemos.

Envio de trabalhos

O evento vai contar, ainda, com a apresentação de trabalhos (em formato de pôsteres) enviados pelos participantes e avaliados por uma comissão científica. Os trabalhos devem ser encaminhados até o dia 19 de junho, para o e-mail [email protected]. As normas para o envio podem ser conferidas, na íntegra, na página http://www.ital.sp.gov.br/ctc/eventos/congresso . As pesquisas serão separadas em seis blocos temáticos e, o trabalho escolhido como melhor de cada um, apresentado oralmente. Todos os trabalhos aprovados pela comissão serão, ainda, publicados nos anais do congresso.

“Os trabalhos científicos são de grande importância para atingir os objetivos propostos para este tipo de evento, porque permitem o contato entre os pesquisadores das diferentes regiões brasileiras, divulgando seus resultados de pesquisas em ciência e tecnologia de carnes, incluindo aves e pescado. Isso contribui muito para os avanços científicos e tecnológicos nesta área de grande relevância para o País”, ressalta Ana Lúcia.

O congresso

Realizado pelo CTC-ITAL desde 2001, o evento tem como objetivo reunir profissionais e estudantes para discutir inovações tecnológicas e os principais elos das cadeias de carnes. Em 2009, o CTC-ITAL vai realizar a quinta edição do congresso sob o tema /Impactos da liderança brasileira na produção e exportação de carnes na base científica e tecnológica da indústria/. A edição deste ano vai abordar, seguindo a característica do evento, temas atuais e com forte interface com o setor produtivo, tais como os produtos cárneos e a saúde, a rastreabilidade eletrônica e a importância do mercado de baixa renda. A programação completa pode ser vista do site do evento.