Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Rentável e inovadora, empresa eslovena expande globalmente

A empresa fabrica de carvalhos e castanheiros, extratos usados em uma variedade de indústrias, incluindo um aditivo utilizado para aumentar a produção de leite em vacas.

Rentável e inovadora, empresa eslovena expande globalmente

Uma das empresas químicas eslovenas mais bem-sucedidas, com base em Sevnica,  a fabricante de extratos de madeira, Tanin gerou  4 milhões de Euros em lucro no ano passado com 18,3 milhões de Euros em receita. Embora os planos abaixo, as vendas também estão em alta este ano.

As vendas e lucro do ano passado foram cerca de 15% acima de 2014. As vendas no primeiro trimestre subiram cerca de 3% ano-a-ano para 4,3 milhões de euros, as vendas e o lucro para este ano deverá crescer em 10%.

Em declarações, o diretor da Tanin, Sr. Ivan Mirt comentou que as vendas estavam abaixo devido à crise na indústria do couro e a desaceleração na China, um grande mercado para os produtos da Tanin.

A empresa fabrica de carvalhos e castanheiros, extratos usados em uma variedade de indústrias, incluindo um aditivo utilizado para aumentar a produção de leite em vacas.

É por isso que as vendas também foram impactadas pela queda de vendas de leite, especialmente devido ao embargo russo, disse Mirt. A empresa gera cerca de 90% das vendas no exterior.

Fundada em 1923 como uma empresa de processamento de madeira, Tanin decidiu há cerca de 30 anos mudar seu foco para produção de polifenóis como aditivos para alimentação animal, incluindo um substituto para antibióticos.

Novos produtos representaram cerca de 60% das vendas do ano passado, com Mirt descrevendo ingredientes para preparações farmacêuticas como um grande nicho para o futuro.

A empresa também está desenvolvendo taninos para a produção de vinho, e tem investido muito nos últimos anos. O mais recente investimento é uma instalação de EUR 400.000 para produtos especializados que irão fornecer seis novos postos de trabalho.

Empregando atualmente cerca de 120 trabalhadores, Tanin vem operando com lucro desde a independência quando foi atingida pela perda de mercados iugoslavos.

Os principais mercados de hoje são os países da União Europeia; cerca de 40% da produção é vendida para a Itália, e muito também para a Bélgica, Alemanha, os EUA, Holanda e França.

Enquanto isso, Tanin também está se expandindo com a nova geração de produtos para o Brasil, Índia, China e Rússia, ao mesmo tempo, procurando penetrar Indonésia, Malásia, Taiwan e outras partes da Ásia, disse Mirt.