[quotes_menu]

Produtos

Rovabio é eficiente em frangos de diferentes linhagens

O uso de enzimas na nutrição animal é cada vez mais importante para o sucesso da criação de frangos de corte.

O uso de enzimas na nutrição animal é cada vez mais importante para o sucesso da criação de frangos de corte, ao contribuir para melhoria do desempenho das aves e da rentabilidade da operação, por exemplo, proporcionando um melhor aproveitamento de todas as matérias primas usadas na formulação da ração.

Nesse sentindo, a linha de enzimas Rovabio, da Adisseo, resulta de uma versátil combinação de carboidrolases que, ao romper e degradar a parede celular do milho e da soja (e outras matérias primas vegetais utilizadas na formulação da ração) facilita a ação das enzimas digestivas endógenas, liberando maior quantidade de nutrientes e melhorando seu aproveitamento no processo de digestão.

Fácil de usar, Rovabio é vantajoso para diferentes linhagens de frango, que têm diferentes necessidades nutricionais, em função de sua performance específica de crescimento.

Mas tendo em vista que a evolução genética pode ser diferente, a Adisseo pesquisou a eficácia das enzimas carboidrolases para diferentes linhagens. Em dois estudos distintos, realizados na Universidade de São Paulo, no Brasil, a Adisseo demonstrou que Rovabio, a enzima versátil NSP, melhora o desempenho das duas linhagens de frangos de corte mais utilizadas no mercado atual no Brasil – Ross 308 (Araújo L.F., Ceccantini, M. et al., 2010) e Cobb 500 (Araújo L.F., Ceccantini, M. et al., 2011). Interessante notar que o impacto de Rovabio foi distinto entre as duas linhagens, dependendo da fase de produção.

No experimento com frangos Cobb, as aves alimentadas com Rovabio entre 0 e 21 dias apresentaram uma maior melhora da conversão alimentar (Quadro 1), devido a uma redução no consumo de ração. No experimento com frangos Ross, Rovabio mostrou uma melhora da conversão alimentar mais importante entre 22 e 42 dias (Quadro 2), provavelmente devido à maior digestibilidade, uma vez que as mudanças no consumo de ração foram semelhantes em ambas as linhagens.

Assim, os experimentos demonstraram que Rovabio sempre melhora o desempenho dos frangos no período de 0-42 dias, independentemente da linhagem (Ross 308 ou Cobb 500), confirmando seu perfil de enzima versátil.

Quadro 1*

Porcentagem de ganho de performance “com Rovabio ” versus “sem Rovabio” (controles negativo) para linhagens Cobb e Ross entre 0 e 21 dias:
Consumo de ração:        Ross = -1,2%; Cobb = -5,6%
Ganho de peso:              Ross = +8,4%; Cobb = +8,8%
Conversão alimentar:     Ross = -8,8%; Cobb = -12,9%

Quadro 2*
Porcentagem de ganho de performance “com Rovabio” versus “sem Rovabio” (controle negativo) para linhagens Cobb e Ross entre 22 e 42 dias:
Consumo de ração:       Ross = +4,3%; Cobb = +3,2%
Ganho de peso:             Ross = +20,6%; Cobb = +7,3%
Conversão alimentar:    Ross = -13,4%; Cobb = -4,3%
*Fonte: Ross 308 (Araújo L.F., Ceccantini, M. et al., 2010) e Cobb 500 (Araújo L.F., Ceccantini, M. et al., 2011)

Esses dois experimentos vêm se somar a mais de 500 outros experimentos conduzidos pelo Centro de Pesquisa Especializado em Nutrição da Adisseo (CERN, na sigla em inglês) e pelos mais importantes institutos de pesquisas mundiais, cujos resultados há 15 anos vêm sendo confirmados por clientes do mundo inteiro.