A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, da Cooperativa Regional Alfa realiza de 15 a 19 de junho a XXXII SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes. Com o tema “Viver com Segurança – direito de todos, dever de cada um”, o evento tem como objetivo informar e conscientizar empregados sobre questões relacionadas à saúde, auto-estima e segurança no trabalho. Jorge Brock, presidente da Cipa, diz que a intenção é envolver a maioria dos 1795 funcionários da cooperativa. A abertura do evento acontece dia 15 de junho, às 8h, no auditório da matriz da Cooperalfa, em Chapecó.
Mantendo a linha de descentralizar cada vez mais o evento, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes é realizada em todas as regionais da Cooperalfa, tendo como locais sedes os municípios de Chapecó, Quilombo, Xanxerê, São José do Cedro e Canoinhas. “Nas filiais também existe a necessidade de motivação, cuidado com a segurança, com os equipamentos e também com a auto-estima das pessoas” diz Brock.
Conforme Brock, os temas das palestras foram escolhidos conforme a necessidade do dia-a-dia de trabalho na cooperativa. “O ruído nos silos, por exemplo, é um problema sério para a saúde do trabalhador. Devemos fazer o possível para evitar que isso prejudique a saúde das pessoas que ali trabalham”. Além de contação de histórias e teatro, a Sipat traz ao público interno da Cooperalfa, palestras sobre “Auto-estima como gerenciador de estresse”; “Conservação auditiva”, “Segurança em silos e armazéns” e “Por que ficamos doentes”?
A novidade deste ano é a palestra envolvendo funcionários e familiares. A apresentação com Ainor Lotério “O novo mundo e o poder de escolha do ser humano”, acontece no dia 17 de junho, na sede da AARA, em Chapecó, a partir das 19h e 30min. Estima-se um público de 500 pessoas. “Motivação tem que vir do conjunto. Toda a família tem que estar motivada”, diz Brock.
Na Cooperalfa, a Sipat é um evento realizado anualmente pela Cipa, que além de conscientizar os funcionários para a importância da segurança, visa ampliar o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. A cooperativa atua em 81 municípios de Santa Catarina e três do Paraná. Muitos empregados estão expostos a riscos diretos de acidentes de trabalho e a cooperativa ainda dá conta dos acidentes de trajetos. Muitos acidentes podem ser evitados a partir da conscientização e da prevenção.