A companhia italiana SilvaTeam, líder mundial na produção e vendas de extratos vegetais, realizou o encontro anual da equipe de nutrição animal com representantes técnicos e consultores da China, Brasil, países da Europa e América do Norte na cidade italiana de Stresa na região de Lago Maggiore no Piemonte. O produto NutriP derivado de um blend de taninos desenvolvido pelos pesquisadores da SilvaTeam apresentam um novo conceito para o mercado como alternativa frente à crescente restrição do uso de antibióticos na produção animal.
Durante o 2nd Annual Global Animal Nutrition Team Meeting os participantes debateram as tendências mundiais na redução do uso de antibióticos na produção com a presença de especialistas da Europa, Américas e Ásia. O consultor da SilvaTeam na área de avicultura, o médico veterinário João Batista Lancini destacou que foram discutidas oportunidades ligadas ao uso de polifenóis: “O uso dos extratos vegetais como ferramenta para auxiliar no controle da qualidade intestinal dos animais tem como suporte uma grande quantidade de artigos científicos e resultados positivos em nível comercial. Trata-se de um novo conceito que já está sendo utilizado por grandes empresas no mundo inteiro”.
A SilvaTeam, presente em mais de 60 países, produz e comercializa um blend de taninos hidrolisáveis e condensados , desenvolvidos especialmente para nutrição animal, sem o efeito antinutricional dos taninos tradicionais como os encontrados no Sorgo, por exemplo.
Michele Battaglia – CEO da companhia explica que a empresa já está presente no segmento da indústria de nutrição animal, em toda a Europa, América Latina, China, Sudeste Asiático, Japão, alguns países da África há mais de uma década, e agora, com foco no mercado brasileiro “Na América Latina temos equipes de distribuição e vendas em praticamente todos os países. E agora estamos ampliando a rede de distribuidores e equipe técnica. Para nós o Brasil é um mercado mais que importante, está entre os três maiores do mundo em produção de proteína animal”.
A empresa italiana, com mais de 160 anos de atuação em diferentes segmentos como alimentação humana, cosméticos, couros, petroquímica, vinhos e cervejas entre outras aplicações industriais, atua no mercado brasileiro no segmento de nutrição animal para monogástricos e ruminantes, focados em saúde intestinal com taninos diferenciados, desenvolvidos com tecnologia avançada e alto padrão de qualidade e certificações.
Pablo Lencioni, Diretor Técnico de Nutrição Animal para as Américas explica o mecanismo de ação dos taninos selecionados pela SilvaTeam “Os taninos tem a possibilidade de proteger as vilosidades intestinais, melhorando a integridade da mucosa, como também unindo-se às proteínas das membranas dos patógenos, evitando sua multiplicação no intestino. A combinação de extratos de castanheira (Castanea sativa) e quebracho (Schinopsis sp) apresentam efeitos bactericida e bacteriostático, além de inibirem toxinas bacterianas que afetam a integridade da mucosa intestinal. Estes efeitos permitem reduzir a pressão atual sobre o uso de antibióticos utilizados preventiva ou terapeuticamente”.