A Agroceres PIC promoveu, entre os dias 10 e 13 de agosto, uma visita de técnicos da PIC-USA à Cooperativa Frimesa.
Na oportunidade, os especialistas em qualidade da carne da PIC, Brandon Fields e Neal Matthews, puderam conhecer em detalhes todo o processo de produção e industrialização de suínos da cooperativa. Fizeram parte da comitiva o especialista em Qualidade de Carcaça e Carne da Agroceres PIC, Ézio Orlando, o consultor técnico-comercial da conta Frimesa, Rodrigo Geraldini, e o gerente comercial da Agroceres PIC, Márcio Faleiros Ribeiro. “A Frimesa e a Agroceres PIC mantêm uma parceria comercial há muitos anos e a visita faz parte dos serviços técnicos que a Agroceres PIC presta a seus parceiros”, explica Faleiros.
O roteiro da visita incluiu todas as etapas da produção suinícola, com ênfase na parte industrial. Durante três dias, os técnicos da PIC visitaram granjas – para conhecer pontos específicos da produção como transporte (carregamento e descarregamento) – e também o complexo industrial de carnes da cooperativa, instalado em Medianeira (PR). Lá puderam conhecer desde a técnica de abate adotada pela cooperativa até as características da linha de processamento e industrialização de suínos.
A Frimesa é considerada uma das mais modernas indústrias transformadoras de suínos do País e vem se destacando pela excelência de seu sistema produtivo suinícola. Para oferecer ao consumidor carne suína com garantia de qualidade e segurança alimentar, a cooperativa implantou em sua cadeia produtiva o Programa Integrado para a Produção de Carne Suína, que está estruturado por sete programas específicos: o bem-estar, o meio ambiente, a sanidade, a produção, a nutrição, a segurança alimentar e o abate. O monitoramento destas etapas permite à Frimesa o controle total do sistema produtivo, ou seja, da granja ao consumidor. “A visita possibilitou um intercâmbio de informações”, comenta Faleiros. “Os técnicos da PIC acharam a experiência excelente e interagiram com toda equipe da Frimesa, em todas as etapas do trabalho”, completa o gerente comercial da Agroceres PIC.
A cooperativa – A Frimesa é uma central de cinco cooperativas – C.Vale, Copacol, Copagril, Primato e Lar – com foco na industrialização de leite e carne suína. Atualmente a cooperativa conta com 6.158 produtores que atuam como parceiros e fornecedores da matéria-prima de alta qualidade. Há mais de 30 anos no mercado, a Frimesa figura entre as maiores indústrias de alimentos do Brasil e está presente em mais de 20 países. Seu parque fabril conta com dois complexos industriais e seis unidades em operação (uma de carne e quatro de lácteos). Nos últimos dez anos, a Frimesa vem registrando crescimento médio anual de 12% em receitas e 14% em volumes de vendas.
A Agroceres PIC mantém uma parceria técnico-comercial com a Frimesa a mais de 10 anos no fornecimento de material genético.