Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Técnicos do Mapa participam de congresso sobre futuro da avicultura brasileira

21º Congresso Brasileiro de Avicultura reúne autoridades do setor em Porto Alegre.

As políticas de apoio ao agronegócio avícola, o controle sanitário na avicultura familiar e a importância do cooperativismo na produção de aves são alguns dos temas que serão abordados por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), durante o 21º Congresso Brasileiro de Avicultura. O evento é organizado por entidades nacionais do setor e será realizado em Porto Alegre/RS, de 25 a 28 de maio.

As atividades do congresso têm o propósito de apontar soluções para vencer os desafios apresentados ao setor após a crise financeira mundial. Dados da União Brasileira de Avicultura (UBA) indicam que a avicultura é responsável por 1,5% do Produto Interno Bruto do Brasil, com consumo de 39 quilos de frango por pessoa. A carne de frango também responde por 8,6% das exportações do agronegócio, gerando receita de mais de US$ 1,5 bilhão nos quatro primeiros meses de 2009.

Eventos paralelos – Na programação do 21º Congresso Brasileiro de Avicultura, o Mapa vai promover a 1ª Reunião Conjunta das Câmaras Setoriais de Aves e Suínos e do Milho e Sorgo, no dia 26, às 14h30. A pauta preliminar inclui temas como conjuntura dos mercados, sistema de certificação de unidades armazenadoras de grãos e dados sobre bem-estar animal e produtividade do milho.

A 24ª edição do Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), organizada pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), também será realizada paralelamente ao evento. Numa iniciativa inédita, o seminário será voltado especificamente para um segmento, com foco no comércio internacional de ovos.

O seminário é promovido pela União Brasileira de Avicultura (UBA), Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta) e Federação das Indústrias (Fiergs).