Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

União faz a força

O Interfeed reuniu representantes de toda a cadeia de alimentação animal e humana focalizando o futuro da produção de alimentos.

União faz a força

Mário Sérgio Cutait, presidente do Sindirações.Os desafios da produção de alimentos no futuro puderam ser analisados durante o 1º Interfeed Leadership Meeting. Realizado entre os dias 11 e 12 de maio, no Hotel Renaissance, em São Paulo (SP), o fórum reuniu mais de 100 pessoas, entre elas empresários do setor de alimentação animal, lideranças agropecuárias e especialistas em produção de carnes. O Interfeed foi promovido pelo Sindicato da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) e teve apoio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e participação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU).

O evento foi palco de palestras e debates conduzidos por profissionais de notório conhecimento, do Brasil e do exterior. Segundo o presidente do Sindirações, Mário Sérgio Cutait, o objetivo do Interfeed foi promover a união de todos os elos da cadeia de alimentos, incluindo desde o fornecedor de insumos no campo, adubos, fertilizantes, produtos veterinários, rações e defensivos agrícolas, até o produtor rural, a agroindústria, o varejo e as universidades. “Temos que abrir um canal de comunicação com toda a cadeia. Não adianta promover um evento para cada um dos setores”, opina Cutait. “São muitas pessoas trabalhando com agronegócio, são mais de 100 entidades ligadas ao setor. Creio que chegou a hora de unirmos forças”.

Cutait criticou a falta de infraestrutura do Brasil e salientou a capacidade produtora e empreendedora do agronegócio brasileiro. “São muitos os desafios para a produção de alimentos. Precisamos focar em alguns objetivos” explica. Ele divulgou números de uma pesquisa da Fiesp que revela que um prato de comida no Brasil tem 16% de imposto e nos países ricos o imposto é zero. “É um absurdo! Temos muitos problemas de logística, impostos e tecnologia. O Brasil hoje tem muitos entraves para liberar novos investimentos e novas pesquisas. Com o Interfeed, queremos trabalhar em conjunto sobre diversos temas”.

De acordo com o presidente do Sindirações, com o término do evento, uma agenda pró-ativa deve ser criada. “Em breve divulgaremos uma declaração que vai traçar uma estratégia a longo prazo para o setor de produção alimentícia”.

Para Ariovaldo Zanni, diretor-executivo do Sindirações, a situação foi oportuna para a realização de um evento deste tipo, uma vez que o setor de produção de alimentos enfrentou problemas no início do ano com a crise financeira internacional e a queda da liquidez. “O evento foi um grande sucesso. O Interfeed tratou de assuntos contemporâneos com adesão de diferentes interfaces da cadeia de produção”, avaliou Zanni. “Este é o primeiro de muitos fóruns que virão”.