Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Unidades da Embrapa no Ceará e Piauí apresentam tecnologias no PEC Nordeste 2009

<p>Seminário Nordestino de Agropecuária acontece entre os dias 15 e 18 de junho.</p>

A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza,CE) e Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participam do 13º Seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste), que acontece de 15 a 18 de junho em Fortaleza, apresentando tecnologias prontas e projetos que estão em andamento. A programação do evento consta de palestras técnicas, oficinas, minicursos, mesas redondas e festival gastronômico.

Além de apresentar ao público cearense o livro infantil “A menina e o espantalho”, a Embrapa Caprinos e Ovinos leva para o evento tecnologias e projetos que estão sendo desenvolvidos nas áreas de sanidade animal, nutrição, sistemas de produção, genética e transferência de tecnologia.

Entre o que será mostrado, estão o kit de diagnóstico da Artrite Encefalite Caprina (CAE); Programa de Boas Práticas Agropecuárias para o Leite de Cabra; Programa de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos de Corte (Genecoc); Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros; uso do pendúculo do caju na alimentação de caprinos; destoxificação da casca e farelo de mamona para uso na alimentação animal; Programa Cordeiro do Cariri; Produção Integrada de Caprinos e Ovinos; Rede Morada Nova e Campo de Aprendizagem Tecnológica: Modelo de Sistema de Produção de Cabras de Leite para o Semiárido.

A Embrapa Agroindústria Tropical vai expor um kit para produção de queijo de coalho para o segmento familiar. Composto por mesa com tampo em aço inox, prensa com capacidade para três queijos de 1kg, caldeirão, tanque de coagulação com capacidade para 30 litros de leite, termômetro e palheta, o kit tem por objetivo diminuir fontes de contaminação e uniformizar o tamanho dos queijos nas agroindústrias familiares, exigência dos consumidores.

A Embrapa Meio-Norte leva para o público do PEC Nordeste 2009 o projeto “Banco de germoplasma de raças caprinas nativas em extinção”. Os caprinos nativos do Nordeste brasileiro são animais extremamente resistentes às condições na região, que passaram por um longo período de adaptação desde a colonização do país até os dias atuais. Apesar de serem animais rústicos e representarem uma alternativas para as regiões semiáridas, algumas raças passam por um processo de extinção em virtude da introdução de raças exóticas mais produtivas e sensíveis às condições ambientais. Na tentativa de resgatar esse valioso material genético, a Unidade da Embrapa em Teresina (PI) mantém um plantel de animais da raças Marota e Azul. O sêmen desse animais foi coletado e congelado e este material genético estará a disposição dos criadores mediante um cadastro prévio na Unidade.

Programação técnico-científica

Pesquisadores e analistas da Embrapa também participam da programação técnico-científica do PEC Nordeste 2009. O pesquisador Selmo Fernandes, da Embrapa Caprinos e Ovinos, é membro da comissão técnico-científica e preside mesa de debate no dia 17. No mesmo dia, o pesquisador Marco Bomfim e o analista Fernando Henrique Albuquerque, também da unidade da Embrapa em Sobral, ministram palestras sobre “A experiência da Caprinocultura e Ovinocultura na Síria” e “Estratégias de produção coletiva de caprinos e ovinos”, respectivamente.

No dia 18, o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite(Campinas, SP) Evaristo Eduardo de Miranda profere palestra sobre o tema “Alcance territorial da legislação ambiental e indigenista brasileira”. A mesa de debates, neste dia, será presidida pelo diretor executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio de França.

Apresentação do livro “A menina e o espantalho”

Um dos destaques da participação da Embrapa no PEC Nordeste 2009 é a apresentação do livro “A menina e o espantalho” para o público cearense. A obra é de autoria de Francisco das Chagas Martins, da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e de Ismar Maciel dos Santos, da Embrapa Caprinos e Ovinos.

A apresentação acontece no dia 18, às 18h30 no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a presença do diretor executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio de França e de Ismar Maciel dos Santos.

O livro “A menina e o espantalho”, indicado ao Prêmio Jabuti, um dos mais prestigiados prêmios literários no Brasil, narra a luta de uma família de pequenos agricultores nordestinos para escapar da seca. É nesse ambiente que a menina Babi, com a ajuda do seu boneco Sapeca transformado em espantalho, convence seu pai e outros agricultores a adotarem novas formas de preparo e uso da terra, para plantio agrícola.

De acordo com Ismar Maciel, a obra enfoca as características culturais do homem nordestino, como a esperança e a religiosidade. “A idéia é chamar atenção do público infanto-juvenil para o respeito ao meio ambiente, na intenção de que eles despertem para o futuro, uma vez que são esses que vão cuidar do amanhã”, afirma.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa