A Uniquímica apresenta ao mercado o Unimix Energy, um produto elaborado a partir de óleo vegetal em pó e de fontes palatabilizantes, associado ao Complexo Enzimático EndoPower Beta.
O Unimix Energy proporciona o aumento no consumo da ração e maior aporte energético, o que resulta em uma maior produção de leite e consequentemente em maior peso dos leitões.
As enzimas que compõem o EndoPower Beta promovem a degradação dos fatores antinutricionais e aumentam a digestibilidade dos nutrientes.
O Unimix Energy substitui o óleo vegetal e, por conter lisina, reduz a inclusão de farelo de soja na ração. Segundo a Nutricionista da Uniquímica, Alessandra Schmidt, o grande desafio da fase de lactação é garantir o consumo adequado de energia pela matriz durante as altas temperaturas comuns desta época do ano. “O baixo consumo de ração pelas matrizes suínas traz prejuízos ao produtor que vai desde o baixo peso da leitegada ao desmame até prejuízos reprodutivos da matriz no ciclo seguinte. A perda de reservas corporais de nutrientes é composta principalmente por perda de tecido adiposo e proteico que pode levar a um maior intervalo desmame-cio, diminuição da taxa de parto e diminuição do tamanho da leitegada, em razão da menor taxa de ovulação”, explicou.
Acima da temperatura crítica máxima de conforto, tolerada pela matriz, que é de 20º C, a ingestão de alimento diminui. A estimativa é que a redução do consumo esteja entre 150 a 160 gramas a cada grau acima dos 20° C. “Para atender as necessidades nutricionais das matrizes, especialmente em energia, frente à redução do consumo de ração, a densidade energética da dieta pode ser aumentada, utilizando óleo, sebo ou gordura. Entretanto, a dificuldade de compra, manuseio e muitas vezes de qualidade destas fontes energéticas tradicionais podem inviabilizar a sua utilização”, disse Alessandra Schmidt.
O Unimix Energy é ideal para ser utilizado em rações pré-iniciais, iniciais, pré-lactação e lactação de suínos.