[quotes_menu]

Nutrição Animal

Urucum para poedeiras

Socil apresenta um novo alimento para aves com extrato de urucum. Substância beneficia incremento na produção de ovos caipiras.

Urucum para poedeiras

Estudos recentes realizados por diferentes universidades americanas e britânicas mostram que, ao contrário do que se pensava, o consumo de ovos não está relacionado com o aumento dos índices de colesterol e agravamento de doenças cardíacas. Difundida no Brasil, a informação promoveu nítidas mudanças de hábitos alimentares de uma significativa parcela da população, que vem ampliando a procura por este alimento. O mercado de ovos caipiras e a criação de poedeiras foram duas das práticas mais impactadas com as mudanças.

Pensando nesse nicho e com a finalidade de incrementar a produção de ovos caipira, a Socil, marca da Evialis, maior empresa de nutrição animal do Brasil, apresenta o novo Nature Multivita Poedeiras com extrato de Urucum – um pigmentante natural que auxilia na coloração amarelo-alaranjado dos ovos em sua fórmula.

O extrato de urucum, além de ser um produto 100% natural, contribui para deixar a coloração da gema do ovo mais amarela e mais atrativa em função dos carotenóides e possui beta-caroteno, fonte abundante de pró-vitamina A.

De acordo com Erika Miklos, gerente de produto da Evialis, o extrato de urucum tem pigmentação similar à do milho amarelo, para pigmentação natural dos ovos, porém não interfere na sua qualidade e ainda contribui para o aumento de ferro, nutriente importante no combate a anemia, por exemplo. “O milho possui 25 mg de xantofila por quilograma, que são conjuntos de caritenóides que contribuem para a pigmentação da gema. Ocorre que durante a estocagem, parte desta xantofila se perde, o que não ocorre com o urucum”, afirma.

Ovo liberado
Além de ser um alimento barato, o ovo é rico em proteína de alta qualidade, fornece de 70 a 75 calorias, possui as vitaminas A, D, E, ácido fólico, B12, B6 e B1 e os minerais: ferro, fósforo e zinco. “O ovo é um alimento de alto valor biológico, podendo ser utilizado como substituto da proteína da carne”, afirma, acrescentando que o alimento, quando comparado a carne de frango, possui teores superiores de vitaminas, minerais e gorduras e, em relação ao leite, apresenta índices superiores de gorduras e proteínas.