Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

USP e Novus inauguram unidade de pesquisa em frangos de corte

Convênio aumenta capacidade de pesquisa e contempla bolsas de estudos. Saiba mais.

Uma parceria entre a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (FZEA/USP), Campus de Pirassununga, e a Novus do Brasil vai aumentar a capacidade de desenvolvimento de pesquisas com frangos de corte da instituição. O convênio inclui o pagamento de bolsas de estudos para iniciação científica e pós-graduação pela empresa e a construção de um aviário experimental para frangos de corte.  

O objetivo é fortalecer a relação entre uma instituição de pesquisa e a agroindústria, promovendo pesquisas aplicadas, além de criar oportunidades para o desenvolvimento tecnológico, capacitação educacional de estudantes e qualificação profissional para a agroindústria, destacou o gerente regional da Novus do Brasil, Francisco Olbrich. “Este relacionamento com a comunidade científica mostra que a indústria tem interesse não só comercial, temos interesse ambiental e na capacitação técnica”. 

O programa deve contribuir para a qualificação de recursos humanos e viabilizar oportunidade aos estudantes de divulgar os conhecimentos aqui gerados em publicações científicas, ressaltou o coordenador de pesquisa e Diretor da FZEA/USP, professor Douglas Emygdio de Faria. “Na prática esse convênio amplia a capacidade de pesquisa da universidade”, disse Faria.    

Para viabilizar este programa, a Novus do Brasil investiu cerca de R$ 170 mil na construção do aviário experimental. “Outro ponto importante deste projeto é a utilização de protocolos experimentais não só para os cursos de pós-graduação, como também para a graduação, com estágio supervisionado para os estudantes da faculdade”, afirmou Faria.

O programa iniciou suas primeiras pesquisas com aves poedeiras e agora estuda frangos de corte. Esta parceria entre a empresa e a universidade prevê a condução de 18 experimentos com frangos de corte conduzidos nos mais variados assuntos.

O aviário construído pela Novus tem 40 unidades experimentais com capacidade para 30 aves cada, além de um sistema hidráulico controlado todo preparado para a avaliação de produtos dosados via água de bebida e um ambiente parcialmente controlado. Tem ventiladores e é fechado com tela metálica, protegido com cortina plástica, para simular um desafio de campo. “A possibilidade de simular um desafio de campo é a grande vantagem desse aviário”, disse o professor.