Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição Animal

Utilização de emulsificantes ganha força no mercado de aves e suínos

A utilização de emulsificantes na nutrição de aves e suínos está ganhando cada vez mais força no mercado de produção de proteína animal.

Utilização de emulsificantes ganha força no mercado de aves e suínos

Um exemplo de produto que avança cada vez mais é o Lipidol, emulsificante destinado aos fabricantes de produtos para alimentação animal e disponibilizado ao mercado pela Biogenic. O produto é indicado como aditivo emulsificante para aves e suínos, utilizado no premix ou na ração. Produzido a partir de uma tecnologia de hidrólise da lecitina de soja, ele atua comprovadamente na aceleração da absorção de nutrientes.

O Lipidol leva em sua base a lecitina de soja, e é muito rico em Fosfolipídeos e Lisofosfolipídeos, resultado da ação da Fosfolipase A (enzima bacteriana).  Elas são fisicamente similares à lecitina com maior potencial biológico de emulsificação e tem o objetivo de melhorar a absorção de outros nutrientes.

De acordo com a Responsável Técnica da Biogenic, Adriana de Menezes, o Lipidol é uma fonte de Lisofosfolipídeos e Fosfolipídeos provenientes de tratamento enzimático de Lecitina de Soja.  “Com a utilização do Lipidol obtemos formação de micelas menores, melhor condição da mucosa intestinal, valorização energética da ração, sinergia com enzimas, aumento da fluidez da membrana, melhor condição da mucosa intestinal e queda na mortalidade”, explicou. “O resultado com a melhor emulsificação é o aumento da absorção de nutrientes de forma rápida e efetiva e a consequente redução do custo de ração”, explicou a Zootecnista. “Levamos em consideração as necessidades do mercado e, para o produtor, nós buscamos sua maior eficiência econômica, a qual relaciona-se por sua vez, à melhoria das taxas de ganho de peso e ao menor consumo de alimentos. Soma-se a isso, as vantagens pela menor mortalidade dos animais”, disse.

Benefícios da utilização do Lipidol

– Aumenta o aproveitamento da energia das rações;

–  Aumenta a absorção de nutrientes de forma rápida e efetiva;

– Reduz os requerimentos nutricionais.

– Entre outros benefícios reduz os custos das rações, pois substitui os ingredientes fornecedores de gordura, tais como óleos e farinhas;

– Pode ser utilizado com enzimas que liberam energia para o aproveitamento de nutrientes.

– Queda na mortalidade.